Estamos de olho!

Maranhão "fecha lista" com sete atletas confirmados nos Jogos Olímpicos de Paris

Rayssa Leal (skate), Bruno Lobo (kitesurf) e Welington Maranhão (arremesso de peso), Thalia e Thalita Costa (rugby), Nyeme (vôlei) e Catarina Macario (futebol feminino) são os maranhenses classificados.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 05/07/2024 às 11h52
Maranhenses classificados para os Jogos Olímpicos de Paris (Fotomontagem)

SÃO LUÍS - Com as confirmações das convocações das gêmeas rugby sevens e da líbero Nyeme, no vôlei feminino, o Maranhão fechou sua lista de atletas olímpicos que estarão nos jogos de Paris 2024, que terá abertura no dia 26 de julho e acontecerá até 11 de agosto. Assim, serão sete maranhenses nas disputas do maior evento olímpico do planeta, que nesta edição será na capital francesa. Rayssa Leal (skate), Bruno Lobo (kitesurf) e Welington Maranhão (arremesso de peso) estarão em suas modalidades individuais, enquanto Thalia e Thalita Costa (rugby), Nyeme (vôlei) e Catarina Macario (futebol feminino) vão em disputas coletivas. Ficaram de fora Socorro Reis (formula Kite), Ary Borges (futebol feminino), Ana Paula (handebol) e Marlon Zanotelli (hipismo).  

Gêmeas do rugby na segunda Olimpíada 

Na tarde desta quinta-feira (5), foram confirmadas na lista final do rugby do treinador do Brasil, Will Broderick, que definiu as 12 atletas que defenderão o Brasil em Paris. om isso, a lista original de 18 nomes foi reduzido para 14 e as maranhense estão mais uma vez convocadas. O Rugby Sevens conta com 12 seleções, divididas em 3 grupos com 4 equipes cada. As 2 primeiras colocadas de cada grupo e as 2 melhores 3ªas colocadas do geral avançarão às quartas de final. Ao todo, são 3 dias de jogos femininos no Stade de France, o principal estádio parisiense. Thalia e Thalita Costa vão para segunda Olimpíada da carreira depois de Tóquio 2021.  

Comedora de cuscuz no vôlei 

Com direito a chamada especial nas redes sociais da Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) feita pelo influenciador Fred, a líbero maranhense Nyeme, que atua no Minas Clube, foi confirmada na lista final do técnico José Roberto Guimarães para a disputa dos Jogos Olímpicos de Paris. A atleta foi anunciada como “maranhense comedora de cuscuz”, já que Nyeme costuma brincar em suas redes sociais exaltando esse prato tipicamente nordestino. Essa será a primeira vez que a líbero, de 25 anos, disputará uma Olimpíada. Nyeme conquistou a Supercopa Brasil e o Campeonato Sul-Americano pelo seu clube e foi titular em toda a campanha que levou o Brasil ao quarto lugar na Liga das Nações. 

De Imperatriz para o mundo 

No início dessa semana, a  Federação Internacional de Atletismo confirmou a vaga de Welington Silva, o Maranhão, como o segundo brasileiro classificado para os Jogos Olímpicos de Paris na modalidade de arremesso de peso. Apenas dois atletas do Brasil vão aos jogos nessa modalidade: Welington Maranhão e o catarinense Darlan Romani. Welington Maranhão desponta como um dos principais nomes do arremesso de peso do Brasil. Ele disputou recentemente três edições do Grande Prêmio Brasil e ficou com a medalha de prata em ambas, atrás apenas de Darlan Romani, atleta que fez história com um quarto lugar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, melhor colocação brasileira na história da modalidade entre os homens. Welington conquistou sua vaga em Paris pelo ranking mundial, na 20ª colocação. Ao todo, 32 competidores foram aos jogos por meio desse ranking. 

Fadinha mais uma vez

Atleta mais jovem do Brasil a conquistar uma medalha olímpica, em Tóquio, aos 13 anos, a skatista maranhense fechou seu ciclo conquistando o Mundial de Sharjah 2022 (realizado em 2023) e, recentemente, a primeira etapa da OQS 2024, em Xangai, na China. Em dezembro do ano passado, ela ficou em segundo lugar no Mundial de Tóquio. Neste cenário, a atleta de Imperatriz é a principal esperança de um ouro em Paris non skate brasileiro. A Fadinha lidera o ranking brasileiro na modalidade street e é segunda colocada no ranking mundial.

Maranhense “made in USA” 

A meio-atacante maranhense Catarina Macario, de 24 anos, que atualmente joga no Chelsea, da Inglaterra, vai defender a seleção de futebol feminino dos EUA. A maranhense começou a jogar futebol no país norte-americano e já tem uma medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Catarina Cantanhede Melônio Macário se naturalizou americana em 2020 e desde então defende a seleção dos EUA. Nos Jogos de Paris, os EUA vão enfrentar Zâmbia, Alemanha e Austrália no Grupo B. A seleção brasileira está no Grupo C, com Nigéria, Japão e Espanha. Catarina Macario deixou São Luís, em 2011, aos 12 anos de idade, e foi com o pai  e o irmão para os Estados Unidos. Lá, já em 2017, ela começou a jogar pela Universidade Stanford e se destacou em seu primeiro ano no time universitário, com 25 jogos, 17 gols e 16 assistências. 

Bruno Lobo é velocidade na água 

O kitesurfista maranhense Bruno Lobo representará o Brasil nos Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, na França. Principal atleta da modalidade no país e destaque nas Américas, Bruno garantiu a vaga olímpica após se classificar para a final do Campeonato Mundial de Vela, que foi realizado em Haia, na Holanda. Antes de brilhar no Mundial e um evento-teste da Olimpíada, Bruno Lobo se destacou na Allianz Regatta, evento válido como etapa da Copa do Mundo de Vela e disputado no início de junho, em Lelystad, na Holanda. O atleta maranhense foi o melhor kitesurfista das Américas e conquistou a nona posição na classificação geral da competição. 

Maranhenses em Paris 2024 

Rayssa Leal (skate) 
Thalia e Thalita Costa (Rugby)  
Bruno Lobo (Kite) - 
Nyeme (vôlei) 
Welington Maranhão 
*Catarina Macario (Futebol feminino) 

*vai defender os EUA 

 

 

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.