SÃO LUÍS - Em uma partida que teve grande parte da sua disputa dificultada pela forte chuva que caiu neste domingo (26) em São Luís, o Maranhão Atlético venceu o Moto Club, por 5 a 4, nos pênaltis. Em um estádio Castelão bastante encharcado - a partida chegou a ficar paralisada por mais de 25 minutos -, Léo Silva fez para o Papão, nos acréscimos, mas Rafael empatou minutos depois, e o título foi definido nas cobranças de pênaltis. O Bode ficou com o seu 15 título do Campeonato Maranhense, depois de 10 anos.
Vagas nas competições nacionais
Com esse título do Estadual, o Maranhão Atlético garantiu sua vaga na Copa do Brasil, na Série D de 2024 e a chance de disputar a fase de grupos da Copa do Nordeste. Já o Moto Club ficou com uma vaga na Copa do Brasil e vai disputar a pré-Copa do Nordeste.
Muita água e paralisação
Com um time mais técnico, o MAC começou ousado e, logo aos três minutos, Cavi experimentou de longe, mas a bola bateu na defesa e foi para a linha de fundo. Em uma partida bastante estudada, a outra boa chance de gol veio somente aos 14 minutos, novamente com o Bode. Franklin cruzou na área, Fabrício tenta dominar e bola sobrou para Gileard, que cabeceou fraco e Éder defendeu com facilidade. Um minutos depois o Moto reagiu com Léo Silva, que mandou uma bomba, que Moisés defendeu com bastante dificuldade.
Aos 16 minutos o árbitro Maykon Matos Nunes paralisou o confronto por causa de uma forte chuva que caiu no gramado do Castelão. O campo ficou bastante alagado e com cerca de 26 minutos de paralisação o duelo foi retomado.
Depois da retomada com o gramado ainda cheio de poças de água, o Moto Club voltou melhor e aos 50 minutos Waldir encontrou Raílson, que acertou um lindo chute, que passou raspando o gol defendido por Moisés. Aos 54 o Bode reagiu com Maicon, que escorou lançamento de Jorge e assustou Éder.
Aos 55 Enzzo soltou um petardo, que Moisés espalmou com bastante técnica. Quase o Papão chegava ao primeiro gol. Aos 64 Rodriguinho se esticou, ficou com a sobra, mandou um bom chute e Éder fe z uma boa defesa. Assim terminou essa etapa inicial, sem gols e com muita água no Castelão.
Gols nos acréscimos e muita emoção
Logo aos três minutos do segundo tempo Enzzo testou Moisés, que fez uma defensa, evitando o primeiro do Papão. Ronald fez uma boa jogada pela esquerda, soltou um bom chute, que passou perto do go, maqueno, em mais uma boa chegada do Moto.
Aos 16 Jorge cobrou falta de muito longe e por pouco não surpreendeu Éder, que jogou a bola para escanteio. No minutos seguinte, o Éder salvou novamente o Rubro-Negro depois de boa cabeçada de Pablo.
Aos 29 foi o Moto que quase marca. Ronald pegou uma sobra, em uma chance incrível, mas Moisés conseguiu bloquear. Aos 34 minutos outra chance incrível para o Papão. Depois de uma boa jogada de Mucuri, Léo Silva acertou um bom chute, mas Moisés salvou novamente.
Aos 44 Rafael recebeu passe de Leone , arriscou de muito longe e assustou a torcida motense no Castelão. A bola tirou tinta da trave.
Já nos acréscimos, aos 50 minutos, Léo Silva cobrou falta rasteira da entrada da área, a barreira abriu e a bola morreu no fundo das redes de Moisés. Era o gol do título, a 27ª taça de campeão maranhense do Moto Club. Mas, quatro minutos depois, após um escanteio cobrado por Capote, Rafael pegou a sobra dentro da pequena área e fuzilou para empatar: 1 a 1. O Castelão pegou fogo. E depois nada mais aconteceu, a decisão foi para as penalidades.
Bode leva a melhor nas penalidades
Na sua primeira cobrança o Maranhão desperdiçou com Leone. O zagueiro tirou bastante e bateu para fora, rente a trave, rasteiro. Renan Almeida tomou bastante distância e bateu forte, deslocando Moisés: 1 a 0 nas penalidades. Fabrício fez o primeiro do Bode, chute rasteiro no canto esquerdo: 1 a 1. Na sua segunda cobrança, o Wanderlei fez para o Moto, chute alto, no canto; 2 a 1. Na sequência, Gabriel Fontes empatou para o Quadricolor, deslocando Éder: 2 a 2.
Continua após a publicidade..
Léo Silva na sequência fez mais um para o Papão: 3 a 2. Capitão bateu rasante no canto esquerdo, Moisés caiu no outro canto. Logo depois, Capote igualou, com chute forte no canto direito: 3 a 3. Daí veio Enzzo e desperdiçou, chutou no travessão, tudo igual. Cavi fez para o MAC e o Bode ficou na frente: 4 a 3. Pressionado, Waldir fez para o Moto e o decisão foi para as cobranças alternadas.
Nas alternadas, Rafael fez para o MAC e Jonas desperdiçou para o Moto e o Maranhão Atlético ficou com o título do Estadual novamente depois de 10 anos.
Anos dos 15 títulos estaduais do MAC
1937, 1941, 1943, 1951, 1963, 1969, 1970, 1979, 1993, 1994, 1995, 1999, 2007, 2013 e 2023
FICHA TÉCNICA
MARANHÃO 1 X 1 MOTO CLUB
Local: Estádio Castelão
Horário: 16h
Árbitro: Maykon Matos Nunes
Assistentes: Elson Araujo da Silva e Raelson Almeida
MARANHÃO
Moisés; Franklin (Fernando), Leone, Maicon e Gabriel; Cavi, Pablo e Jorge (Capote); Fabrício, Rodriguinho (Rafael) e Gileard (Alexandre)
Técnico; Zé Augusto
MOTO CLUB
Éder; Jonas, Fernando, Luís Felipe e Lucas Santos (Renan Almeida); Paulo Matheus (Rodrigo Mucuri), Raílson, Léo Silva e Ronald (Wanderley); Waldir e Enzzo
Técnico - Luccas Guerreiro
Saiba Mais
- FMF confirma mudança no horário da partida entre Imperatriz e Sampaio Corrêa
- Campeonato Maranhense de 2025 tem tabela básica divulgada pela FMF
- Campeonato Maranhense mantém fórmula de disputa para 2025
- Real Codó bate o São Luís e conquista acesso inédito no Campeonato Maranhense
- Seleção do Campeonato Maranhense 2024 é dominada por Maranhão Atlético e Sampaio Corrêa
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.