LONDRES - Agora é oficial. A FIA confirmou nesta terça-feira que o campeão da Fórmula 1 em 2009 vai ser definido pelo número de pontos conquistados, e não pelo maior número de vitórias no ano, como havia decidido na última semana. A entidade decidiu mudar a sua decisão depois da reação negativa de pilotos e equipes com o novo regulamento. O sistema será o mesmo de 2008.
Na semana passada, o Conselho Mundial aprovou a mudança no regulamento que daria o título ao maior vencedor de corridas na temporada, independentemente da quantidade de pontos conquistados. Pela nova e polêmica regra, o sistema de pontos só valeria para definir as outras posições do campeonato. A decisão, no entanto, deixou as equipes insatisfeitas.
Na última sexta, a Associação das Equipes de Fórmula 1 (Fota, em inglês) soltou um documento em que contestava a legalidade da mudança e afirmava que ela feria o Código Esportivo Internacional, por ter sido anunciada com pouca antecedência.
A FIA reagiu à posição da Fota e atendeu ao pedido das equipes nesta terça, fechando assim o regulamento para a temporada 2009. Não está confirmado, porém, se a adoção do sistema que privilegia as vitórias acontecerá em 2010.
O SporTV2 transmite o primeiro treino livre para o GP da Austrália na quinta-feira, às 22h30m (horário de Brasília) e o SporTV o segundo, às 2h30m de sexta, ambos com narração de Sérgio Maurício e comentários de Lito Cavalcanti. A Rede Globo passa o treino classificatório no sábado, às 3h, e a corrida, no domingo, também às 3h, com narração de Cléber Machado, comentários de Reginaldo Leme e Luciano Burti, e reportagens de Carlos Gil. O GLOBOESPORTE.COM acompanha, em Tempo Real, a luta pela pole e as 58 voltas da prova.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.