SÃO LUÍS - O meia-atacante maranhense Lucas Ribeiro, destaque da equipe do Mamelodi Sundowns (África do Sul) se despediu da Copa do Mundo de Clubes da FIFA com a sensação de dever cumprido após sua boas atuações, com um futuro ainda mais promissor e encontro com ídolos na competição nos Estados Unidos. Lucas postou foto com Paulo Henrique Ganso, do Fluminense, depois do empate que eliminou sua equipe na Copa e deu uma entrevista à ESPN Brasil falando sobre o que espera daqui pra frente e apostou no Flamengo como o brasileiro com mais chances de ir longe na disputa. Sobre possível troca de clubes, Lucas afirmou estar “muito feliz no Sundowns”, onde ele já é campeão nacional da última temporada e artilheiro da liga. Veículos de imprensa no Brasil chegaram a chamar o maranhense de Santa Helena (115 km de São Luís) de “O Rei da África”.
VEJA MAIS
Maranhense craque, "faz o L", brasileiros da África; saiba 5 curiosidades sobre o Mamelodi Sundowns
Com um passe e um gol na Copa do Mundo de Clubes, Lucas Ribeiro, camisa 10 da equipe do Mamelodi Sundowns, mostrou sua credenciais ao mundo e agora passou a ser um jogador mais conhecido na Europa e no próprio Brasil, país que ele nunca atuou como profissional. Na África do Sul ele já é rei. Pelo Mamelodi Sundowns F.C., Lucas foi campeão da temporada 2024/2025 da Premiership, liga principal da África do Sul. Pelo clube, ele tem 26 partidas, marcou 16 gols, sendo o artilheiro da liga sul-africana, e ainda somou nove assistências.
Depois do empate sem gols com o Fluminense, resultado que deixou o time de Lucas na terceira posição e eliminado da Copa de Clubes, ele falou sobre seu futuro. “Na verdade, eu não penso nisso [futuro] agora. Eu estou muito feliz no meu clube. O clube abriu as portas para mim. E me tratam muito bem, os jogadores, as pessoas que vivem lá. Então, não estou pensando nisso”, disse.
Na sequência, o meia-atacante continuou e comentou sobre uma possível volta ao Brasil. “Acho que tem que deixar as coisas acontecerem naturalmente. Todo mundo sabe o meu desejo de voltar para o meu país, de ficar perto da minha família... Mas, como falei, estou muito feliz no Sundowns”.
Segundo o site alemão Transfermarkt, o valor atual de Lucas Ribeiro no mercado é de cerca de 2,5 milhões de Euros, algo em torno de R$ 15 milhões.
Por fim, Lucas disse que acreditar que o Flamengo é o time brasileiro que mais longe pode chegar na Copa de Clubes. "Sem dúvida o Flamengo (vai mais longe). Está jogando muito bem, o Filipe (Luís) tem muita experiência, jogou na Europa e sabe como se adaptar", disse o camisa 10, que emendou. "Acredito que o Flamengo vai muito longe, apesar de que vai enfrentar o Bayern. Vai ser uma pedreira, mas nós, brasileiros, precisamos torcer para os times do Brasil", complementou.
Mais sobre a carreira de Lucas
Lucas Ribeiro Costa não jogou como profissional no futebol maranhense. Ele teve passagens pelas categorias de base do Pinheiro e do Moto Club. Muito cedo, em 2018, ele foi para o Valenciennes, da Bélgica. Nesse equipe, ele atuou na disputa da segundo divisão belga. Ele teve ainda uma passagem pelo Charleroi e foi para o RWDM, da primeira divisão di futebol da Bélgica.
Na sequência, ele rodou por outras equipes até chegar o Mamelodi Sundowns, em 6 de julho de 2023. Em 12 de novembro de 2023, o jogador maranhense ganhou sua primeira taça com o Mamelodi Sundowns ao derrotar o Wydad Casablanca na 2ª partida da final da Liga Africana de Futebol em Pretória com um placar de 2 a 0 (3 a 2 no acumulado).
Saiba Mais
- PSG vence Real Madrid e fará final contra o Chelsea
- Fluminense perde para o Chelsea e dá adeus às chances de título
- O Fluminense é o Brasil na Copa do Mundo de Clubes nesta quarta-feira (8)
- Real Madrid sofre no fim, mas vence o Borussia Dortmund e avança à semifinal
- PSG vence o Bayern de Munique e avança à semifinal da Copa de Clubes
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte