Fim do impasse!

Técnico espanhol não convoca Galeno e maranhense vai defender a Seleção Brasileira

Roberto Martíniz convocou 32 jogadores nesta sexta-feira (15) e deixou Galeno, que foi chamado para Dorival Jr., de fora.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 15/03/2024 às 12h25
Galeno tem sido um dos destaques do Porto na atual temporada (Arquivo pessoal)

SÃO LUÍS - O impasse parece que chegou ao fim. O atacante maranhense Wenderson Galeno, de 26 anos, não foi convocado para a seleção de Portugal nesta sexta-feira (15), como era esperado pela imprensa portuguesa. O técnico espanhol Roberto Martíniz chamou 32 jogadores para jogos da próxima data FIFA e Galeno ficou de fora, o que abre a possibilidade de o atleta escolher defender a Seleção Brasileira. Galeno foi chamado na semana passada por Dorival Jr e, como é um dos ídolos do Porto, e tem dupla cidadania, poderia também ser convocado para defender o selecionado português, o que lhe forçaria a ter de fazer uma escolha.  Martíniz afirmou que Galeno escolheu o Brasil. 

VEJA MAIS 

Maranhense convocado para Seleção Brasileira pode ter que decidir entre Brasil e Portugal

Vivendo a sua temporada mais artilheira com a camisa do Porto, com 13 gols em 36 jogos, Galeno foi convocado pelo técnico Dorival Jr. para a disputa dos amistosos contra Inglaterra e Espanha, que serão disputados entre os dias 23 e 26 de março. Quando surgiu essa notícia em Portugal, a imprensa local ventilou a possibilidade de Roberto Martíniz, que já colocou Galeno em todas as suas pré-listas de convocações, chamar o maranhense, mas isso não aconteceu. O técnico espanhol convocou o time português para enfrentar Suécia e Eslovénia, entre os dias 21 e 26 de março. 

Lembrando que, assim que defender o Brasil, como tem mais de 21 anos, Galeno não poderá mais ser convocado para a seleção de Portugal. 

Em entrevista nesta sexta, Roberto Martínez disse que ouviu do próprio Galeno a vontade de defender o time brasileiro. “Falei com Galeno e ele gostaria de jogar pelo Brasil, e queremos respeitar isso”, disse. 

Martíniz chamou os atacantes Francisco Conceição (FC Porto), Jota Silva (Vitória SC), Francisco Trincão (Sporting), Bruma (SC Braga), Rafael Leão (Milan), João Félix (Barcelona), Cristiano Ronaldo (Al Nassr) e Gonçalo Ramos (PSG).

Saiba mais sobre Galeno 

Sem atuar de forma profissional no Maranhão, Galeno saiu de Barra do Corda, ainda com 14 anos, para Goiás, onde jogou nas categorias de base do Trindade. Pela mesma equipe ele se profissionalizou em 2016 e foi considerado a revelação do Campeonato Goiano daquele ano. Na mesma temporada foi contratado pelo Grêmio Anápolis, mas não chegou nem atuar, e se transferiu para o Porto, sua primeira equipe de Portugal.

Com poucas partidas pela equipe profissional do Porto, Galeno foi emprestado ao Portimonense e, em seguida, retornou aos Dragões. Após sete partidas saiu por empréstimo novamente, desta vez para o Rio Ave. No Rio Ave o meia se destacou, virou titular, e, depois de uma bela partida em uma vitória sobre o Braga, foi comprado pelo seu atual clube.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.