AUSTRÁLIA – Com três gols da maranhense Ary Borges e um de Bia Zaneratto, a Seleção Brasileira Feminina bateu a equipe do Panamá, na partida desta segunda-feira (24), iniciada às 8h (horário de Brasília), pela Copa do Mundo Feminina FIFA, no estádio Hindmarsh, em Adelaide (AUS).
A Seleção Brasileira, treinada por Pia Sundhage, fez sua estreia na Copa do Mundo enfrentando o Panamá. Esta foi a primeira vez que a Canarinho enfrentou as panamenhas, que são uma das oito seleções estreantes nesta edição do Mundial. O primeiro tempo da partida terminou com o placar de 2 a 0 para a Seleção Brasileira.
O início foi bastante favorável ao Brasil, e a Seleção do Panamá sofreu constantes ataques. O primeiro gol da Seleção Brasileira veio logo nos primeiros minutos, com Ary Borges, do Maranhão, marcando de cabeça.
A lateral-esquerda Tamires fez um passe em profundidade para Debinha, que dominou e cruzou para a meia maranhense Ary Borges, que marcou o primeiro gol nessa Copa.
Em outro lance, Tamires novamente começou a jogada, até que a bola chegou mais uma vez aos pés da maranhense Ary Borges, que ampliou o placar para 2 a 0.
No segundo tempo da partida, as meninas brasileiras fizeram mais uma arrancada no placar, e o terceiro gol veio saiu com Bia Zaneratto.
O quarto gol da Seleção Brasileira, também, foi de Ary Borges, mostrando uma super estreia na Copa do Mundo Feminina 2023. Final de jogo: 4 a 0 para o Brasil!
Veja os gols de Ary Borges nesta partida contra o Panamá:
Primeiro gol
Segundo gol
Terceiro gol
Ary Borges
Continua após a publicidade..
A maranhense Ary Borges, de 23 anos, já atuou em outras 28 partidas pela Seleção Brasileira. Com a camisa do Brasil, a jogadora disputou a Copa do Mundo Sub-20 em 2018 e foi campeã da Copa América em 2022. Em clubes, Ary passou por Centro Olímpico, Sport, São Paulo e Palmeiras, onde conquistou a Copa Libertadores na temporada de 2022, pouco antes de se transferir para o Racing Louisville, dos Estados Unidos.
Aos 10 anos, ela deixou a capital São Luís (MA), onde nasceu e cresceu sob os cuidados da avó, para morar com os pais em São Paulo. Naquele momento, o futebol foi fundamental para a construção da relação entre pais e filha.
Veja também:
Família de Ary Borges comemora gols da maranhense em sua primeira Copa do Mundo
Meia maranhense Ary Borges conta sua história de vida
Trajetória Canarinho
No ciclo de quatro anos, a Seleção Feminina disputou Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, Copa América, além da Finalíssima Feminina, competições que contaram com a participação das equipes mais tradicionais do futebol feminino mundial. No histórico, a Canarinho soma 33 vitórias, 12 derrotas e 9 empates, além 134 gols marcados e 40 sofridos.
A conquista da vaga para a Copa do Mundo veio após a vitória por 1 a 0 sobre a na final da Copa América. Em seguida, a Seleção enfrentou outros testes, derrotando a África do Sul por 3 a 0 e 6 a 0, além de vencer a Noruega e Itália. Em novembro, encarou o Canadá e, em fevereiro, participou da SheBelieves Cup, garantindo o terceiro lugar. Na Finalíssima, empatou com as donas da casa, a Inglaterra no tempo regulamentar, ficando com o vice-campeonato nos pênaltis. Na mesma viagem, venceu o amistoso com a Alemanha por 2 a 1.
Após a divulgação da lista oficial para o Mundial, a Seleção embarcou para Brasília. Diante de 15 mil pessoas, as Guerreiras do Brasil protagonizaram uma despedida espetacular. Na Arena BRB Mané Garrincha, o Brasil venceu o amistoso contra o Chile por 4 a 0. Os gols foram marcados por Gabi Nunes, Duda Sampaio, Luana e Geyse.
Preparação na Austrália
A delegação chegou na Austrália no dia 4 de julho. Pela primeira vez, a equipe viajou de voo fretado para o país-sede e realizou a preparação na Gold Coast (AUS). No local, o Brasil realizou um período de 14 dias treinamentos e aclimatação.
No dia 18, a equipe seguiu para Brisbane, cidade sede de treinamentos escolhida pela Seleção para a primeira fase da competição, onde permaneceram por quatro dias antes de embarcarem para Adelaide, local da estreia da Canarinho contra o Panamá. Neste domingo (23), após a chegada na cidade, a técnica Pia Sundhage comandou o último treino antes do primeiro duelo na Copa do Mundo.
Saiba Mais
- Fifa encerra 1ª rodada de inspeções de candidatas a sede da Copa do Mundo Feminina de 2027
- FIFA inicia inspeção às cidades-sede candidatas à Copa do Mundo Feminina de 2027
- FIFA inicia escolha de cidades-sede da Copa do Mundo Feminina 2027
- Lendas do futebol feminino exaltam escolha do Brasil para sediar Copa Feminina em 2027
- Brasil vai sediar Copa do Mundo Feminina de futebol em 2027
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte