Beach Soccer

Após se recuperar de lesão, Filipe está pronto para a estreia do Brasil na Copa do Mundo FIFA

Filipe está de volta após se recuperar de uma lesão.

Imirante.com, com informações de assessoria

Atualizada em 27/03/2022 às 11h24
(Foto: Divulgação. )

BAHAMAS - O meio-campista está pronto para fazer sua estreia na Copa do Mundo de Futebol da FIFA, meses depois de uma grave lesão. É prova do amor de Filipe Duarte da Silva pelo Beach Soccer que fez ele continuar a treinar e jogar o esporte, após sofrer uma lesão, enquanto defendia equipe, o Krylya Sovetov, no meio do ano passado.

Filipe não sabia ainda da extensão do dano que sofreu, até sentir uma outra pontada em sua perna já ferida, com exames posteriores foi confirmando que ele havia sofrido uma lesão grave no ligamento cruzado anterior.

Filipe, então com apenas 22 anos, estava construindo uma boa reputação no Brasil sendo um dos temíveis e hábeis competidores do jogo.

Um meio-campista agressivo e combativo, não é de estranhar que o brasileiro Gilberto Costa o classificou como uma das melhores perspectivas do mundo para os próximos anos, mas depois de não ter obtido um resultado satisfatório durante a Copa da Rússia em setembro, as coisas pareciam sombrias para a Estrela em ascensão mais recente do Brasil.

"Parecia um problema regular, mas acontece que me machuquei no meu ACL", explica o jogador de 23 anos, após a confirmação de seu retorno à Seleção Brasileira antes da Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA.

"Eu continuei treinando depois, e em um movimento, senti uma grande dor. Fui ao médico, para ver o que estava errado com meu joelho, e depois de fazer alguns testes ele me disse que estava quebrado. Foi muito difícil para mim no começo, já que eu nunca tinha sofrido uma lesão grave como esta, mas Paulinho, nosso fisioterapeuta, me disse que eu estaria fora da areia por seis meses. Isso foi muito tempo e a Copa do Mundo, o meu sonho, estava na linha. Foi muito difícil, ter que ficar em casa, sem ser capaz de treinar, sem ser capaz de fazer o que eu mais amo, jogando futebol de praia. Até pensei que seria difícil voltar a jogar novamente”, explicou.

Como qualquer pessoa no esporte que tenha sofrido uma lesão grave irá dizer-lhe que a recuperação é, tanto um processo mental como físico. Enquanto a maioria das cicatrizes e lesões podem ser tratadas, a convicção e confiança para competir a toda velocidade e a volta ao mais alto nível é mais difícil de encontrar, como Filipe experimentou. "Somente aqueles que sofreram tal ferimento sabem como é doloroso, como é difícil, você precisa ser muito paciente, muito perseverante e você precisa ter muita fé", ele continua. “Trabalhei muito intensamente com Paulinho, mas sempre me mantinha calmo e frio. Ele continuou me dizendo: 'Você vai chegar lá no tempo, ter fé, você vai chegar lá no tempo.' E graças a Deus que eu fiz, e estou saudável e apto novamente. “No início do meu treinamento de recuperação, era principalmente baseado em treinamento físico, eu estava um pouco inseguro. Tive medo de me machucar de novo no começo, mas ganhei mais e mais confiança e, embora, quando corri, meu joelho estava instável e isso me deixou muito com medo, esse momento passou. Graças a Deus eu continuei a melhorar e o sonho que eu ansiava por tantos anos estava para se tornar realidade". Esse sonho se tornará realidade para Filipe na sexta-feira, 28 de abril, quando ele representa o Verde amarela na Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA - Sua primeira aparição no showpiece da mostra do esporte”, explicou.

Com o apoio de seu treinador, Filipe está pronto para ajudar o Brasil a desafiar seu quinto título da Copa do Mundo de Beach Soccer da FIFA.

"A primeira Copa do Mundo é sempre especial, além de usar esta camisa é uma sensação única e também uma grande responsabilidade", acrescenta. "Estou muito feliz e espero poder representar o meu país da melhor forma possível. Vou fazer o meu melhor, para mim e para os meus companheiros, porque quero sentir que tudo o que sofri, todo o sofrimento e a dor por que passei me fortaleceram, me perseveraram e me deram mais fé", finalizou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.