Valorização da Pessoa Idosa

Defensoria Pública do MA registra mais de 1,7 mil atendimentos a idosos em 2025

Falta de documentação básica, negligência e abuso financeiro estão entre os principais problemas enfrentados por pessoas idosas no estado.

Imirante.com

Atualizada em 02/10/2025 às 14h21
Cerimônia em homenagem ao Dia Internacional de Valorização da Pessoa Idosa foi realizada pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão. (Foto: Divulgação/DPE-MA)

MARANHÃO - A Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE-MA) registrou 1.739 atendimentos a pessoas idosas entre janeiro e agosto deste ano. Os dados são do Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa (Ciapvi) e foram divulgados nessa quarta-feira (1º), durante a cerimônia em homenagem ao Dia Internacional de Valorização da Pessoa Idosa.

O levantamento mostra que muitos idosos ainda enfrentam situações de violência e violação de direitos. 

Veja os principais motivos dos atendimentos realizados pela DPE-MA

  • Falta de documentação básica: 562 casos
  • Negligência: 210 casos
  • Abuso financeiro: 159 casos
  • Violência psicológica: 85 casos

Segundo a DPE-MA, os números reforçam a necessidade de políticas públicas eficazes e ações permanentes de proteção à população idosa.

Além dos atendimentos, o Ciapvi atua com atividades como mediação de conflitos, visitas domiciliares, encaminhamentos, palestras e ações educativas sobre saúde e bem-estar. Mais de 7 mil idosos já foram beneficiados pelos serviços no estado.

A coordenadora do Ciapvi, defensora pública Flávia González Leite, afirma que o aumento da demanda mostra que a população está mais consciente de seus direitos, mas também evidencia que muitos idosos seguem desassistidos.

“É fundamental garantir o acesso à justiça, à informação e a uma rede de apoio que respeite a dignidade dessas pessoas”, destacou.

Cerimônia em homenagem à pessoa idosa na Defensoria Pública do Maranhão

A Defensoria Pública do Maranhão promoveu, nesta quarta, uma cerimônia em homenagem ao Dia Internacional de Valorização da Pessoa Idosa. O evento foi realizado no auditório Ada Valentina, na sede da Defensoria, em São Luís, com o tema “Saberes que somam, gerações que se respeitam”.

A iniciativa foi organizada pelo Ciapvi, em parceria com a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa no Maranhão (Renadi), com foco na valorização do papel dos idosos na sociedade e na defesa de seus direitos.

A cerimônia foi conduzida pelo 2º subdefensor-geral, Paulo Costa, e teve início com apresentações musicais dos corais “Vozes da UNABI” e “Vozes de São José”, regidos pelo maestro Chico Newman. Os grupos emocionaram o público com clássicos da música popular brasileira.

Em seguida, os participantes assistiram a um vídeo com uma mensagem institucional do secretário nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva. Ele reforçou o compromisso do governo federal com a causa e incentivou a sociedade a apoiar a população idosa.

Durante o evento, o subdefensor-geral Paulo Costa apresentou dados sobre o envelhecimento no Brasil e destacou a importância de políticas públicas voltadas para essa população.

“O direito à dignidade da pessoa idosa é inegociável. A celebração de hoje é um reforço ao nosso compromisso em atuar de forma articulada com outras instituições para que as políticas públicas avancem e se tornem mais eficazes na garantia de uma vida plena para os nossos idosos”, afirmou.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.