SÃO LUÍS - Em meio aos preparativos para o jogo contra o Confiança, pela 19ª e última rodada da fase classificatória do Campeonato Brasileiro Série C, o Sampaio Corrêa apresentou, nesta quinta-feira (22), uma notícia de infração na Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra o volante Jhonata Varela, por causa de um pênalti cometido no empate por 2 a 2 diante do ABC, pela 17ª rodada da Terceirona. Na ocasião, o Sampaio vencia o jogo por 2 a 1, quando o atleta levantou o braço dentro da área durante um cruzamento e cometeu pênalti, que resultou no segundo gol do ABC.
Leia também:
Bugou? Lance de mão na bola de jogador do Sampaio Corrêa viraliza
Sampaio Corrêa informa que tomará "medidas cabíveis" após lances polêmicos na Série C
Autor de pênalti bizarro no Sampaio é acusado de "traição" pela torcida e deve deixar o clube
De acordo com o documento, que é assinado por Perez Paz, vice-presidente e diretor jurídico do Sampaio Corrêa, Jhonata Varela cometeu uma "infração de forma deliberada e sem justificativa plausível", possibilitando ao ABC buscar um empate que poderia ter sido evitado. A notícia de infração ressalta ainda que Jhonata Varela foi suspenso pelo Sampaio e teve prazo para apresentar defesa até a última terça-feira (20), mas o volante não se manifestou sobre o caso.
Continua após a publicidade..
Na denúncia apresentada ao STJD, o departamento jurídico do Sampaio Corrêa afirma que não há evidências conclusivas para explicar a motivação de Jhonata Varela no ato de cometer um pênalti contra a sua própria equipe, mas destaca que o atleta foi formado no ABC e a família dele reside em Natal.
"Os danos resultantes de sua conduta foram consideráveis, principalmente levando em conta que sua equipe se encontra em uma árdua batalha contra o rebaixamento. É relevante mencionar também que a equipe do ABC, adversária neste jogo, é uma das principais concorrentes na luta contra o rebaixamento", destaca o documento.
O jurídico do Sampaio Corrêa acredita que Jhonata Varela praticou infrações nos artigos 243 e 243-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), já que atuou para prejudicar propositalmente a equipe que defende e atuou de forma contrária à ética desportiva para influenciar no resultado do jogo. A infração disciplinar nesses casos varia entre uma multa com valor de R$ 100 a R$ 100 mil, suspensão entre 180 a 360 dias, suspensão de 12 a 24 partidas e até eliminação do esporte em caso de reincidência.
Por fim, o Sampaio Corrêa requer o recebimento da infração disciplinar pela Procuradoria do STJD e que seja instaurado o processo disciplinar contra Jhonata Varela, com aplicação das penalidades máximas previstas nos artigos 243 e 243-A do CBJD.
Até o momento, o Imirante Esporte não conseguiu localizar Jhonata Varela para comentar a denúncia do Sampaio Corrêa ao STJD. A matéria será atualizada caso o atleta se manifeste.
Enquanto busca uma punição a Jhonata Varela, o Sampaio Corrêa tenta escapar do rebaixamento na Série C. A Bolívia Querida enfrenta o Confiança na tarde deste sábado (24), às 17h, no Estádio Castelão, precisando de uma vitória e de uma derrota do ABC contra a Aparecidense para garantir permanência na Terceirona em 2025.
Saiba Mais
- Sampaio Corrêa encerra ajustes para jogo-treino diante do Americano no Castelão
- Sampaio Corrêa faz testes na formação para jogo-treino contra o Americano
- Sampaio Corrêa treina em dois períodos na véspera de jogo-treino
- Sampaio Corrêa se reapresenta e projeta terceiro jogo-treino de pré-temporada
- Presidente da FMF fala em "decisão política" no STJD e sugere "justiça comum" e Série C com 21 clubes em 2025
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Esporte