Campeonato Maranhense

Moto Club e Maranhão Atlético empatam no jogo de ida da final do Campeonato Maranhense

Quadricolor abre placar no primeiro tempo, mas Papão do Norte busca empate na etapa final.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

Atualizada em 23/03/2023 às 03h24
Moto Club e Maranhão Atlético fizeram um grande jogo na abertura da final do Campeonato Maranhense. (Thiago Limas)

SÃO LUÍS - Vencedores dos turnos do Campeonato Maranhense de 2023, Moto Club e Maranhão Atlético disputaram o primeiro jogo da final do Estadual na noite desta quarta-feira (22), no Estádio Nhozinho Santos. Embalados por seus grandes feitos durante a competição e motivados pela possibilidade de ampliarem suas galerias de troféus, os dois times fizeram um clássico Maremoto de muita entrega e emoção: o MAC teve um início melhor, abrindo o placar ainda no primeiro tempo, mas o Moto arrancou o empate por 1 a 1 na etapa final e deixou tudo em aberto para o segundo confronto da decisão do Maranhense.

Leia também:

Zé Augusto detona árbitro após empate no primeiro Maremoto da final: "É um palhaço"

VÍDEO: Golaço de Enzzo marca primeiro jogo da final do Campeonato Maranhense 2023

Marcinho Guerreiro pede tranquilidade ao Moto Club no segundo jogo da final do Estadual

Disposto a dar uma resposta ao seu torcedor após perder a final do segundo turno para o próprio Moto Club e desperdiçar a chance de ser campeão maranhense de forma antecipada, o Maranhão Atlético teve um excelente início de partida no Nhozinho Santos e abriu o placar com Fabrício, aos 15 minutos. Mesmo perdendo o volante Vander, expulso pouco após o gol, o Quadricolor manteve o ritmo no ataque e criou várias chances para ampliar a vantagem, entretanto, o Moto se segurou bem e buscou o empate com um gol antológico de Enzzo, que cobriu o goleiro Moisés com um chute do meio-campo aos 16 minutos do segundo tempo.

O segundo duelo da final entre Maranhão Atlético e Moto Club será disputado na tarde deste domingo (26), a partir das 16h, no Estádio Castelão, com cobertura completa do Imirante Esporte e transmissão da rádio Mirante AM. Quem vencer, será o campeão maranhense de 2023, enquanto um empate leva a decisão para os pênaltis.

O vencedor do Campeonato Maranhense de 2023 tem vaga garantida no Campeonato Brasileiro Série D e na fase de grupos da Copa do Nordeste em 2024, enquanto o vice-campeão fica apenas com uma vaga na fase prévia do Nordestão. Vale ressaltar que Maranhão Atlético e Moto Club garantiram, com a presença na final do Estadual, a classificação para a Copa do Brasil de 2024.

O jogo

Com muita velocidade e entrega em campo, Moto Club e Maranhão Atlético tiveram um início de jogo animado no Nhozinho Santos. O MAC teve a primeira grande chance aos 10 minutos, após Jorge cobrar falta na grande área e Enzzo quase marcar um gol contra na tentativa de afastar o perigo. O Moto respondeu aos 12, com Ronald, que fez boa jogada pela esquerda, arriscou a finalização e parou em uma defesa firme de Moisés. Já aos 15, o Maranhão conseguiu abrir o placar na decisão: na tentativa de afastar um cruzamento de Jorge para Gileard, o goleiro Éder espalmou a bola na grande área, Jonas não conseguiu tirar a bola, e Fabrício, atento, colocou o Quadricolor em vantagem.

Pouco depois de marcar o primeiro gol da final no Nhozinho Santos, o Maranhão Atlético teve que lidar com um duro golpe: o volante Vander foi expulso em pouco mais de dois minutos, recebendo dois cartões amarelos por reclamar da arbitragem e fazer uma falta mais forte em Enzzo no meio-campo. Mesmo com um a menos, o MAC manteve a pressão sobre o Moto Club e chegou a balançar novamente as redes aos 23, com o zagueiro Fernando, em sobra de bola após chute de Cavi, mas a arbitragem anulou o gol por impedimento.

Animado e organizado em campo, o Maranhão Atlético permaneceu no campo de ataque, diante de um Moto Club que sofria para criar jogadas. Fabrício, aos 36 minutos, passou como quis por Jonas e bateu cruzado, obrigando Éder a fazer uma grande defesa. Já aos 43, o lateral Franklin apareceu como elemento surpresa no ataque do MAC, arriscou o chute e quase ampliou a vantagem quadricolor. O Moto, por sua vez, só criou uma grande oportunidade aos 48: após receber lançamento longo na grande área, Waldir ajeitou a bola com o peito, passou pela marcação, bateu colocado e quase acertou o canto esquerdo de Moisés.

Moto empata com obra-prima de Enzzo

Dominante no primeiro tempo, o Maranhão Atlético avançou suas linhas e tentou manter a mesma postura na etapa final, enquanto o Moto Club tentava encontrar espaços na defesa quadricolor. Cavi, aos 10 minutos, arriscou de longe, porém, sem sucesso. Já aos 15, Jorge recebeu passe de Franklin na grande área, girou sobre a marcação, chutou em cima da defesa do Papão do Norte e quase anotou o segundo gol do MAC.

Quando o cenário do jogo era amplamente favorável ao Maranhão Atlético, o Moto Club contou com um lance surpreendente e magistral para igualar o placar no Nhozinho Santos. Aos 16 minutos, Enzzo puxou o contragolpe e tentou o lançamento longo para Waldir, porém, a bola foi na direção do gol e encobriu o goleiro Moisés. Um golaço! Com a confiança renovada, o Moto chegou perto da virada em duas cabeçadas dos zagueiros Luís Felipe e Yago Ramon, aos 28 minutos, mas Moisés salvou o MAC com grandes defesas.

Na reta final da partida, o Moto Club foi todo ao campo de ataque e pressionou o Maranhão Atlético, principalmente com levantamentos de bola para a grande área. Além de conseguir se segurar, o MAC ainda criou uma ótima oportunidade de gol aos 37 minutos: após ser lançado em profundidade por Cavi, Rafael chutou com força, e Éder voou para espalmar a bola pela linha de fundo.

FICHA TÉCNICA

MOTO CLUB: Éder; Jonas, Yago Ramon, Fernando e Lucas Santos (Luís Felipe); Raílson (Paulo Matheus), Léo Silva e Ronald (Wanderley); Arlen (Rodrigo Mucuri), Waldir e Enzzo. Treinador: Luccas Guerreiro

MARANHÃO ATLÉTICO: Moisés; Franklin, Fernando, Maicon e Gabriel Fontes; Cavi, Vander e Jorge (Diquinho); Rodriguinho (Pablo), Fabrício e Gileard (Rafael). Treinador: Zé Augusto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.