Copa do Nordeste

Sampaio Corrêa empata em casa com o Campinense e está eliminado da Copa do Nordeste

Tricolor se despede na fase de grupos da competição regional com uma rodada de antecedência.

Gustavo Arruda / Imirante Esporte

- Atualizada em 08/03/2023 às 22h37
Sampaio Corrêa e Campinense se enfrentaram no Estádio Castelão. (Ronald Felipe / Sampaio Corrêa FC)

SÃO LUÍS - Pressionado por três tropeços consecutivos na Copa do Nordeste, o Sampaio Corrêa voltou a campo pela competição regional na noite desta quarta-feira (8), diante do Campinense, em duelo válido pela sétima rodada da fase de grupos e disputado no Estádio Castelão. Precisando de um bom resultado em casa para se manter firme na briga pelo G4 do Grupo A, a Bolívia Querida até criou várias chances de gol, mas ficou apenas no empate por 1 a 1 diante da equipe paraibana e teve sua eliminação confirmada no Nordestão com uma rodada de antecedência, para frustração da torcida tricolor.

Contando com o apoio da torcida tricolor e encarando um Campinense em situação delicada no Grupo B da Copa do Nordeste, o Sampaio Corrêa foi ao ataque desde o começo da partida, mas não aproveitou as várias oportunidades criadas no primeiro tempo, parando em um grande atuação do goleiro Otávio, que fez belas defesas pela Raposa. Com uma defesa firme, o Campinense surpreendeu o Sampaio no segundo tempo: Thiaguinho, aos 25, foi lançado em profundidade, driblou Luiz Daniel e marcou um belo gol. Na base do abafa, o Tubarão arrancou o empate aos 45, em chute forte de Roney após bela assistência de Alyson, porém, o resultado foi insuficiente para manter o time maranhense vivo na Copa do Nordeste.

O empate no Castelão mantém o Sampaio Corrêa na quinta posição do Grupo A da Copa do Nordeste, com oito pontos, quatro a menos que o quarto colocado Sport. Como só tem mais um jogo e três pontos para disputar, a Bolívia Querida não tem mais chances de alcançar o G4 de sua chave no Nordestão. Já o Campinense, com cinco pontos, subiu para o sétimo lugar do Grupo B da competição regional, porém, está fora da briga por vaga nas quartas de final.

Agora, o Sampaio Corrêa volta as atenções para o Superclássico contra o Moto Club, pelas semifinais do segundo turno do Campeonato Maranhense. A Bolívia Querida e o Papão do Norte se enfrentam na noite deste domingo (12), às 18h, no Estádio Castelão, com cobertura completa do Imirante Esporte e transmissão da rádio Mirante AM. Também neste domingo, mas às 16h, o Campinense encara o Auto Esporte no Estádio Almeidão, em João Pessoa, pela nona rodada do Campeonato Paraibano.

O jogo

O Sampaio Corrêa precisou de apenas cinco minutos para criar a primeira grande chance de gol contra o Campinense: após cruzamento de Pimentinha, a bola sobrou nos pés de Vitinho, que bateu firme e parou em grande defesa de Otávio. Já aos sete, Vitinho fez um lançamento na medida para Joécio, que apareceu como elemento surpresa na grande área, fez o desvio de cabeça e quase abriu o placar. Pouco depois, aos 12, o Tricolor teve mais uma oportunidade com Nadson, que arriscou de longe e obrigou Otávio a fazer mais uma difícil intervenção pela Raposa.

Depois da pressão inicial, o Sampaio Corrêa valorizou a posse de bola no meio-campo, mas o Campinense fechou bem os espaços e quase abriu o placar aos 29 minutos, com Mauri, que aproveitou uma sobra de bola, chutou de muito longe e acertou o travessão. A resposta do Tricolor foi rápida: aos 30, Matheus Martins cabeceou com categoria após levantamento de Pimentinha, e a bola passou perto do gol.

Na reta final do primeiro tempo, o Sampaio Corrêa voltou ao campo de ataque, e o Campinense recuou suas linhas para segurar o empate. Aos 37 minutos, Pimentinha cruzou rasteiro na grande área, Matheus Martins se esticou todo, mas não conseguiu o desvio para o gol. Já aos 39, Matheus Martins recebeu cruzamento de Pimentinha, desviou de cabeça e quase acertou o alvo. A última chance do Tricolor na etapa inicial ocorreu aos 40: Warley, aos 40, arriscou a finalização em cobrança de falta, e Otávio, atento, salvou a Raposa mais uma vez.

Sampaio reage após Campinense surpreender, mas não consegue a vitória

O cenário da partida continuou o mesmo no início do segundo tempo: enquanto o Sampaio Corrêa pressionava em busca do gol, o Campinense se fechava com três zagueiros. O Tricolor voltou a levar perigo aos quatro minutos: após receber passe de Pimentinha na grande área, Rafael Furtado girou e chutou forte, para fora. Já aos cinco, Rafael Furtado foi lançado em profundidade, ganhou da zaga da Raposa na corrida e bateu firme, mas por cima do gol.

Como o Campinense não ameaçava, o Sampaio Corrêa permaneceu no ataque. Matheus Martins, aos 10 minutos, bateu firme da entrada da área, e Otávio fez a defesa em dois tempos. Aos 16, Pimentinha serviu Maurício, que mandou a bola por cima. O gol do Tricolor parecia questão de tempo, porém, o Campinense foi eficiente em seu principal avanço: Thiaguinho, aos 25 minutos, foi lançado em profundidade, driblou o goleiro Luiz Daniel e bateu para o gol vazio.

Precisando da virada e encarando um Campinense satisfeito com o placar, o Sampaio Corrêa colocou quase todo o time no campo de ataque. Aos 40 minutos, Cláudio Cebolinha foi lançado por Nadson, conseguiu o desvio de cabeça e perdeu uma grande chance pelo Tubarão. De tanto insistir, o Tricolor conseguiu o empate aos 45: após receber a bola na grande área, Alyson deu um passe de calcanhar para Roney, que bateu firme e estufou as redes de Otávio. Nadson, aos 50, ainda teve a oportunidade da virada pelo Sampaio, mas o chute forte foi defendido por Otávio.

FICHA TÉCNICA

SAMPAIO CORRÊA: Luiz Daniel; Mateus Ludke (Cláudio Cebolinha), Joécio, Allan Godói e Vitinho (Alyson); Luiz Otávio, Nadson e Warley (Maurício); Pimentinha, Matheus Martins (Roney) e Rafael Furtado (Venicius). Treinador: Edson Medeiros

CAMPINENSE: Otávio; Carlão, Diego Silva (Paulo Victor) e William; Thiago Ennes, Guilherme Escuro, Ramires (Pedro Thomaz), Tarcísio (Pedro Chinês), Mauri (Weslley) e Bruno Collaço; Vanderlan (Thiaguinho). Treinador: Leston Junior

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.