Liga de Basquete Feminino

Sampaio Basquete emplaca duas atletas na seleção da LBF 2022

Tainá Paixão e Gabi Guimarães representaram a Bolívia Querida na equipe ideal do torneio.

Imirante Esporte, com informações da LBF

Tainá Paixão, do Sampaio Basquete, foi eleita MVP das Finais da LBF 2022. (Fábio Leoni/Vera Cruz Basquete)

SÃO PAULO - A organização da Liga de Basquete Feminino (LBF) divulgou, nesta terça-feira (20), a seleção ideal da temporada 2022, que foi escolhida em votação com os treinadores das 10 equipes e representantes de sites e perfis que cobriram a competição. Campeão da LBF 2022 após vitória por 3 a 0 na série decisiva contra o Vera Cruz Campinas, o Sampaio Basquete emplacou duas atletas na lista: a ala-armadora Tainá Paixão e a ala-pivô Gabi Guimarães.

Campeã e MVP das Finais pela segunda vez na carreira, Tainá Paixão foi fundamental na conquista do tricampeonato para o Sampaio Basquete. Atuando em 16 das 25 partidas da campanha vitoriosa, a ala/armadora foi a cestinha da equipe, em média, com 14,9 pontos por jogo e venceu quatro vezes o prêmio de melhor jogadora da partida – duas delas na decisão, sobre o Vera Cruz Campinas, quando produziu 20,3 pontos, 7,3 rebotes e 4 assistências.

No jogo 1 das semifinais sobre Santo André (29 pontos) e na primeira partida das Finais (28), Tainá Paixão teve as melhores pontuações em nove temporadas na LBF. Ela entra na seleção da liga pelo segundo ano seguido – também foi eleita em 2021, quando atuava pelo SESI Araraquara. Em agosto, foi decisiva na conquista do sul-americano pela Seleção Brasileira, em revanche sobre as argentinas.

Gabi Guimarães, por sua vez, foi a jogadora mais eficiente do Sampaio Basquete, tendo 18,5 no quesito, somados nas 24 partidas que disputou. A ala-pivô foi apenas uma de cinco atletas a terminar o campeonato com duplo-duplo de média, entre aquelas que disputaram ao menos metade das partidas da temporada.

Peça fundamental no esquema campeão de Rodrigo Galego desde o início da campanha, Gabi saiu de quadra como a melhor da partida por seis vezes – marca superada apenas por Aline, do SESI Araraquara. A ótima temporada rendeu convocação para o Mundial 3×3, fazendo com que a atleta fosse ausência sentida no Jogo Das Estrelas, em junho.

Tainá Paixão e Gabi Guimarães já estão de contrato renovado para defender o Sampaio Basquete na temporada de 2023, assim como a armadora Alana Gonçalo, a ala Patty Teixeira e as pivôs Érika de Souza e Jenyff Moura. Além disso, o Tricolor fechou as contratações da ala Brenda Bleidão e das alas-pivôs Emanuely de Oliveira e Mari Dias. O técnico será o argentino Cristian Santander, que levou o Sampaio ao título da LBF em 2019.

Com presença confirmada do Sampaio Basquete, a LBF 2023 tem início programado para o dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, com o quinto jogo das Finais previsto para o dia 27 de agosto. O Jogo das Estrelas acontecerá em junho, após o final da fase de classificação, em local a ser definido.

Até o momento, não há confirmação das equipes participantes da LBF 2023, mas a organização da competição nacional já fez uma primeira reunião com os 10 times que disputaram o torneio em 2022: Sampaio Basquete, SESI Araraquara, Santo André, Vera Cruz Campinas, Blumenau, Ituano, Sport, LSB (RJ), Catanduva e Sorocaba. Além disso, Flamengo (RJ), Joinville (SC) e Caxias do Sul (RS) manifestaram interesse em atuar na próxima temporada da Liga.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.