Série D

Moto marca no fim, vence e elimina o Guarany de Sobral

O Papão assumiu, provisoriamente, a liderança do grupo 2.

Gustavo Arruda / Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h50
(Douglas Júnior / O Estado)

SOBRAL – Sem contar com quatro titulares, pressionado pela campanha irregular no Campeonato Brasileiro Série D e precisando de uma vitória em pleno Estádio do Junco para seguir com chances de classificação para as oitavas de final, o Moto Club lutou até o último segundo de jogo e conquistou um importante resultado neste sábado (6), em Sobral. Atuando contra o Guarany, o Papão soube explorar o erro do adversário e venceu por 1 a 0.

Pressionado no primeiro tempo e contando com uma ótima exibição do goleiro Ruan, o Moto Club controlou o jogo na segunda etapa e não permitiu que o Guarany de Sobral chegasse com maior perigo ao ataque. Já no fim da partida, o reserva Dayvson mostrou estrela ao fazer uma grande jogada e contou com a sorte: Júnior Lopes, defensor do Guarasol, desviou contra as próprias redes e definiu a situação a favor do time maranhense.

Ameaçado até o início da rodada, o Moto manteve a esperança viva com a vitória em terras cearenses. O time rubro-negro manteve a sua invencibilidade, chegou aos 10 pontos e assumiu provisoriamente a liderança do grupo 2, com a mesma pontuação do River. O Papão encerra a oitava rodada na primeira posição se o Remo não bater o Interporto neste domingo (7), em Bragança. Já o Guarany, com seis pontos, está eliminado da Quarta Divisão.

Depois da partida em Sobral, o Moto Club terá mais uma partida como visitante nesta reta final de primeira fase da Série D. No próximo domingo (14), o Papão viaja até Porto Nacional, no Tocantins, para enfrentar o Interporto, que está na última posição do grupo 2. Já o Guarany de Sobral terá folga na próxima rodada e encerra sua participação na fase de grupos contra o River, no dia 21, em partida que será disputada no Estádio Albertão.

O jogo

Precisando da vitória para seguir vivo na Quarta Divisão, o Moto Club reforçou a marcação e assustou a defesa do Guarany logo aos quatro minutos, com Gabriel aproveitando a falha do zagueiro Júnior Lopes e obrigando Eliardo a trabalhar. Pouco depois, Gabriel voltou a incomodar a defesa do Cacique do Vale e acertou uma bola no travessão. Depois disso, foi a vez dos mandantes reagirem: em dois minutos, Thiaguinho e Rodrigo Dantas obrigaram Ruan a fazer duas defesas difíceis.

Já com o domínio da partida, o Guarany passou a criar novas oportunidades. Aos 14 minutos, Júnior Lopes aproveitou cruzamento, desviou de cabeça e assustou a defesa motense, enquanto Alessandro, aos 19 minutos, fez Ruan trabalhar novamente. Pela esquerda, Thiaguinho criou nova oportunidade e arriscou, sem sucesso. Logo em seguida, o Moto chegou ao ataque depois de uma jogada ensaiada entre Felipe e Maranhão, mas o time maranhense não conseguiu abrir o placar em Sobral.

Após 30 minutos de muita intensidade, nos dois lados do campo, Guarany e Moto não protagonizaram lances emocionantes na reta final do primeiro tempo. Diante da tranquilidade do adversário, que diminuiu o ritmo e passou a valorizar a posse de bola, o Papão até arriscou um último lance com Felipe, aos 42 minutos, mas Eliardo segurou firme e garantiu a igualdade na etapa inicial de jogo.

Pressão do Moto é premiada no final

Assim como foi na primeira etapa, Guarany de Sobral e Moto Club voltaram com tudo para o segundo tempo. Aos seis minutos, Valtinho desperdiçou uma ótima oportunidade para o Cacique do Vale, enquanto Felipe respondeu imediatamente, com Dida fazendo uma bela intervenção. Grande esperança de gols do time da casa, Rodrigo Dantas teve a sua chance aos 15 minutos, mas Ruan não teve dificuldades e segurou firme.

Apesar de jogar em casa, o Guarany não conseguia chegar com perigo ao ataque e permitiu que o Moto avançasse e tivesse mais oportunidades no campo de ataque. Sentindo o bom momento, Edson Porto colocou o meia Dayvson e o atacante Naôh, que aumentaram o poder de fogo do Papão, mas não conseguiram, de imediato, balançar as redes do Guarasol.

Sem conseguir criar boas chances no setor ofensivo, o Guarany de Sobral teve que lidar com outra dificuldade: após fazer as três substituições, o lateral Edson Pacujá e o atacante Rodrigo Dantas se machucaram, passando a ficar em campo apenas para fazer número. Já o Moto, apesar das dificuldades para chegar ao ataque, teve o seu esforço premiado aos 42 minutos: Dayvson fez boa jogada, cruzou e o zagueiro Júnior Lopes, contra, fez a festa dos motenses. Felipe ainda teve a chance de ampliar a vantagem, perdeu o gol, mas não atrapalhou os planos do Papão, que segue vivo na Série D.

FICHA TÉCNICA

GUARANY DE SOBRAL: Eliardo (Dida); Edson Pacujá, Fabrício, Júnior Lopes e Thiaguinho; Zé Augusto, Laerte (Adriano), Alessandro e Israel; Douglas (Valtinho) e Rodrigo Dantas. T: Maurílio Dias

MOTO CLUB: Ruan; Diego Renan, Fred, Fernando Fonseca e Deca (Dayvson); Pierre, João Neto, Curuca (Jefferson Abreu) e Felipe; Gabriel e Maranhão (Naôh). T: Edson Porto

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.