SÃO PAULO - A seleção feminina do Maranhão está fazendo história ao se classificar para as quartas de final da Taça das Favelas Brasil 2025, logo em sua primeira participação na maior competição de futebol entre comunidades do país. Com uma campanha de uma vitória, um empate e uma derrota, a equipe garantiu vaga entre as quatro representantes do Nordeste na próxima fase. As partidas estão sendo disputadas no campo da Vila Manchester, em São Paulo.
Campanha histórica na primeira participação
Formada por atletas dos municípios de São João do Sóter, Cedral e Timon, a equipe maranhense estreou com vitória sobre o Paraná por 2 a 1, empatou em 0 a 0 com o Amazonas e foi superada por 4 a 0 pelo São Paulo, em confronto direto pela liderança do grupo.
Com quatro pontos somados, o Maranhão assegurou a classificação e agora enfrenta a Bahia, nesta sexta-feira (10 de outubro), às 17h20, no campo da Vila Manchester, em busca de uma vaga inédita na semifinal.
“Esse resultado é a prova de que, quando se tem oportunidade, nossos jovens agarram com todas as forças. Chegar às quartas de final logo na primeira participação é sinônimo de autoestima, talento e coloca o nome do Maranhão no mapa do futebol amador brasileiro”, destacou Valciãn Calixto, coordenador da Taça das Favelas Maranhão.
Adversários das quartas de final
Além do confronto entre Maranhão e Bahia, a fase quartas de final contará com as seleções de Goiás, Brasília, Ceará, São Paulo, Paraíba e Minas Gerais. No torneio masculino, a equipe maranhense encerrou sua participação com duas derrotas e um empate, sem pontuar o suficiente para avançar de fase.
Taça das Favelas: inclusão e oportunidade
Realizada pela CUFA (Central Única das Favelas), a Taça das Favelas é considerada o maior campeonato de futebol entre comunidades do mundo. Mais do que um torneio esportivo, o projeto é uma plataforma de inclusão social, que dá visibilidade a jovens talentos das periferias e promove valores como respeito, cidadania e orgulho das origens.
Com edições em diversos estados brasileiros, o torneio é reconhecido por revelar atletas para o futebol profissional e por inspirar uma nova geração de jogadores e jogadoras que sonham em transformar suas vidas por meio do esporte.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.