Caso Félix Torres

Corinthians pode perder pontos pelo transfer ban?

O clube alvinegro tem dívida com Santos Laguna, do México, por Félix Torres.

Gustavo Coelho/ Imirante Esporte

Corinthians tem dívida com Santos Laguna, do México, por Félix Torres (Marcello Zambrana/Agif/Gazeta Press)

SÃO PAULO -  O Corinthians vive nos últimos dias problemas políticos e financeiros que envolvem o dia a dia do clube. Desde a última terça-feira (12), o clube paulista está proibido de registrar novos jogadores, por punição aplicada pela Fifa, por dívidas do Timão ao Santos Laguna, do México, pela compra do zagueiro Félix Torres. 

O "transfer ban", a punição aplicada pela entidade máxima do futebol, impede que o clube sancionado, inscreva novos atletas por até três janelas de transferências, ou até o clube pagar totalmente a dívida US$ 6,145 milhões.

Além do caso Torres, o Corinthians poderá sofrer outras punições pelo CAS (Corte Arbitral do Esporte), por punições sofridas por outros jogadores, envolvendo o meia Rodrigo Garro, na qual o Talleres (ARG) move ação e o meia paraguaio Matías Rojas. A possibilidade de outras punições e bloqueios, preocupou os torcedores corinthianos, entre outras punições, está a perda de pontos.

Em entrevista à ESPN, o sócio fundador responsável pela área de Direito Desportivo na CCLA Advogados, o Cristiano Caús disse que a perda de pontos é aplicada depois de persistir o descumprimento.

 “O transfer ban é a 1ª medida disciplinar para o caso de descumprimento de decisões que determinem o pagamento de uma dívida pelo Tribunal do Futebol da Fifa. Inicialmente o transfer ban é aplicado por três janelas consecutivas (podendo ser revogado com o pagamento da dívida)”.

“Passado esse período, e persistindo o descumprimento, será aplicada a pena de perda de pontos, podendo chegar ao rebaixamento em casos mais graves e reiterados”.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.