Basquete feminino

Com atletas do Sampaio Basquete, Brasil embarca para o Qualificatório Pré-Mundial

A estreia da Seleção Brasileira será no dia 19, contra Filipinas, às 9h, ao vivo no YouTube da FIBA.

Com informações da CBB

Seleção Brasileira feminina estreia no dia 19, contra Filipinas (Divulgação / CBB)

SÃO PAULO - A Seleção Brasileira feminina está definida para o Qualificatório Pré-Mundial, entre 19 a 25 de agosto, em Ruanda, na África. Após duas semanas de treino, a técnica Bruna Rodrigues definiu as 12 atletas que viajam em busca do título que dá um lugar no Pré-Mundial. A estreia será no dia 19, contra Filipinas, às 9h, ao vivo no YouTube da FIBA. O Sampaio Basquete tem três atletas no time nacional, a ala Sassá, e as armadora Carina Martins, a Cacá, e Alana Gonçalo. 

Convocada entre as 17 atletas, Sassá não pôde se apresentar por diagnóstico de Covid-19, e deve integrar o time no Sul-Americano, na sequência. Vitória Marcelino, com questões pessoais, foi liberada. A jovem Alexia Dagba, Letícia Gomes e Glenda, também deixam o grupo antes da viagem na noite desta quinta, 15 de agosto.

O novo torneio da FIBA terá 16 seleções em ação e que irão duelar pelo título que garante um posto no qualificatório para o torneio que ocorre na Alemanha, no segundo semestre de 2026. 

O Brasil vai jogar em Ruanda, em grupo com Hungria, Filipinas, Senegal e Brasil. E cruza nas semifinais com o grupo que tem Ruanda, Argentina, Líbano e Reino Unido. Apenas o campeão da competição se classifica. Mas quem não garantir agora um lugar no qualificatório, terá a chance via copas continentais em 2025. 

Os Pré-Mundiais de Basquete Feminino da FIBA de 2026 envolverão 24 equipes, com os vencedores dos torneios de pré-qualificação do México e de Ruanda e mais 22 equipes determinadas pelos resultados nas Copas Continentais Femininas da FIBA de 2025, como a AmeriCupW 2025.

Continua após a publicidade..

Um total de 16 nações, incluindo a anfitriã Alemanha, conseguirão seus ingressos e competirão na Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA, como parte de um campo ampliado.

Esta expansão aumenta a inclusão e a competitividade e cria mais oportunidades para o basquete feminino, com 28 seleções nacionais femininas participando em competições globais este ano e 32 seleções no ano da Copa do Mundo em 2026, em linha com os números da Copa do Mundo masculina, apenas num formato diferente de disputa.

Seleção Brasileira Feminina

Maria Albiero - Ituano
Carina dos Santos - Sampaio
Alana Gonçalo - Sampaio
Micaela Duarte - Corinthians/Esperia
Gabriela Sossô - SESI Araraquara
Leila Zabani - Ituano
Emanuelly Oliveira - SESI Araraquara
Thayná Silva - Sodiê Mesquita 
Gabriela Guimarães - Ituano
Letícia Josefino - SESI Araraquara
Aline Moura - SESI Araraquara
Monique Teresa - Ituano

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.