Basquete feminino

Brasil avança com 100%, mira o bicampeonato da AmericupW e vai pegar o México

Seleção Brasileira bateu El Salvador na últiam rodada com placar centenário de 106 a 49.

Eduardo Lindoso / Imirante Esporte

Atualizada em 03/07/2025 às 11h18
Seleção Brasileira avançou com 100% de aproveitamento (Divulgação / CBB)

SÃO LUÍS - A Seleção Brasileira de basquete feminino concluiu a primeira fase da AmericupW, que está sendo disputada em Santiago, no Chile, com 100% de aproveitamento e segue viva na briga pelo bicampeonato da competição continental. Na tarde desta quarta-feira (2) o time brasileiro bateu a seleção de El Salvador pelo placar centenário de 106 a 49. O selecionado brasileiro agora mira as quartas de final, onde enfrenta o México, nesta sexta-feira (4), às 18h40, quarto colocado já definido no Grupo B. Vale lembrar que o Brasil é o atual campeão já que venceu a edição de 2023, no México, batendo os Estados Unidos na grande decisão. O time brasileiro tem duas jogadoras do Sampaio Basquete em seu elenco, Cacá (armadora) e Thayná Silva (ala/pivô). 

Além da Seleção Brasileira, Argentina, Canadá e República Dominicana passaram no Grupo A. O Grupo B também teve seus classificados as classificadas, além do México. São os Estados Unidos, Colômbia e Porto Rico. Como os Estados Unidos devem confirmar a primeira colocação, o Brasil só enfrentaria os EUA em uma eventual final. O Canadá, outro peso-pesado do torneio, também só viria na disputa da taça.

As quartas de final da AmeriCup de basquete feminino serão nesta sexta-feira (4). As semifinais estão marcadas para o sábado (5), e a final e a definição do terceiro lugar serão domingo (6). A disputa da taça começa às 21h10.

Destaques do Brasil 

Com o desempenho no jogo diante de El Salvador, Damiris se tornou a segunda maior pontuadora da AmericupW desde 2003 com 401 pontos. Damiris foi a cestinha com 21 pontos. A liderança é de Yamara Amargo, com 523 pontos. Damis também está entre as dez maiores pontuadoras, em oitavo lugar, com 171.

AmericupW 2025

Pelo formato de disputa em 2025, as equipes jogam dentro dos grupos no Parque Estádio Nacional, com as quatro primeiras avançando para as quartas de final, no formato olímpico, com A1 x B4, A2 x B3, A3 x B2 e A4 x B1. Os vencedores vão às semifinais e depois para a grande decisão no dia 6.

Jogos do Brasil

Brasil 71 x 50 Argentina
Brasil 74 x 65 Canadá
Brasil 73 x 46 República Dominicana
Brasil 106 x 49 El Salvador

De olho no Sampaio Basquete 

Por causa da AmericupW, o Sampaio Basquete só volta às quadras em julho, quando começam os playoffs da LBF 2025. A Bolívia Querida disputará o primeiro jogo das quartas de final contra o Cerrado no dia 12 de julho, às 18h, no Ginásio da ASCEB, em Brasília, em partida que terá transmissão ao vivo no canal do Imirante no YouTube, com narração de Clauber Vinicius e comentários de Gustavo Arruda.

 

 


 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.