Inscrições abertas

Artesãos do MA podem se inscrever no 22º Salão do Artesanato até 16 de março

Considerado um dos maiores encontros do setor no país, o salão vai selecionar produções que expressem a identidade cultural maranhense.

Na Mira

Atualizada em 22/02/2026 às 12h46
O objetivo é ampliar a visibilidade do artesanato local, fortalecer as vendas e gerar renda aos participantes. (Divulgação / Setur)

MARANHÃO - Artesãos e artesãs do Maranhão têm até o dia 16 de março de 2026 para se inscrever no 22º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, que será realizado entre os dias 13 e 17 de maio de 2026, em São Paulo (SP). A seleção é promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-MA), em parceria com o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), e busca escolher representantes do estado para expor e comercializar produtos no evento.

Considerado um dos maiores encontros do setor no país, o salão vai selecionar produções que expressem a identidade cultural maranhense. O objetivo é ampliar a visibilidade do artesanato local, fortalecer as vendas e gerar renda aos participantes.

Inscrições abertas para Salão do Artesanato

Ao todo, serão disponibilizadas seis vagas para o estande coletivo do Maranhão. A Setur-MA destaca a importância da participação de associações e entidades representativas, que contribuem para o fortalecimento das comunidades artesãs e para a geração de renda coletiva.

Podem se inscrever artesãos individuais, mestres artesãos, associações, cooperativas e grupos produtivos cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), desde que possuam Carteira Nacional do Artesão válida. O edital também reserva vagas para artesãos indígenas, quilombolas, pessoas com deficiência (PcD) e mestres artesãos.

Os selecionados terão apoio institucional do Governo do Estado, espaço para exposição e venda no estande coletivo, além de transporte das peças entre o Maranhão e São Paulo.

Prazo aberto para artesãos do MA

As inscrições podem ser feitas presencialmente na Coordenação Estadual do Artesanato, localizada na Rua São Pantaleão, nº 1212, bairro Madre Deus, em São Luís, ou pelo e-mail artesaosmaranhenses@gmail.com. É necessário enviar os anexos exigidos no edital, devidamente preenchidos e assinados, além de portfólio com fotos das peças.

A seleção será realizada por meio de análise documental e avaliação do portfólio. A lista provisória dos selecionados será divulgada em 27 de março de 2026. O prazo para interposição de recursos vai de 30 de março a 1º de abril. O resultado final está previsto para 6 de abril de 2026.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.