MARANHÃO - No período de 20 a 29 de setembro, a 6ª Feira Nacional de Artesanato e Cultura (Fenacce) será palco para a exibição e comercialização de produtos artesanais de diversas regiões do Brasil. O evento, considerado um dos mais importantes do setor no país, contará com a participação de artesãos maranhenses, selecionados por meio de um edital.
A feira oferecerá um vasto ciclo de palestras, oficinas de artesanato, rodadas de negócios, além de atrações como a Alameda dos Mestres Artesãos, apresentações culturais, Cozinha Show e Vila Gastronômica. Essas atividades visam promover a valorização da cultura e das tradições locais, além de fomentar o desenvolvimento econômico dos artesãos participantes.
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Socorro Araújo, "O artesanato maranhense é uma expressão autêntica da nossa cultura e tradição. Cada peça conta uma história, cada técnica carrega conhecimento passado de geração em geração, onde ganhará espaço em mais um evento nacional". A presença dos artesãos maranhenses na Fenacce é parte das ações da Setur-MA e do PAB-MA para valorizar e disseminar os conhecimentos tradicionais do estado.
Os artesãos maranhenses irão expor uma variedade de peças na Fenacce, utilizando técnicas como cerâmica, fibra de buriti e rendas de bilro, abrangendo tipologias como fio e fibra, sementes, madeira, bordado e aplicação.
Continua após a publicidade..
A feira será uma vitrine da diversidade e riqueza do artesanato do Maranhão. Entre os expositores, Robert Wagner da Silva e Luís Magno Farias representarão a tipologia de fio e fibra. Ana Cristina Sousa Nascimento e Lenilda Marques de Lima mostrarão sua arte com sementes, e o mestre artesão Douglas de Jesus Castro Lopes impressionará com suas Embarcações e bordados e aplicações. Francisco Augusto Batista Braga levará a beleza da arte em madeira.
“A participação dos nossos artesãos na feira é respaldada pelos amplos benefícios proporcionados, que vão desde a promoção cultural até o estímulo ao desenvolvimento econômico sustentável do turismo e do nosso estado”, completo a gestora estadual do Turismo, Socorro Araújo.
Segundo Liliane Castro, coordenadora estadual do PAB no Maranhão, a Setur e o PAB promovem o desenvolvimento econômico, cultural e material do estado. “Realizamos atividades do programa que abrangem diretrizes, capacitações e organização de atividades voltadas à venda, divulgação e salvaguarda das práticas artesanais", afirmou a coordenadora estadual do PAB no Maranhão, Liliane Castro.
A Fenacce proporciona diversas oportunidades estratégicas para os artesãos do Maranhão, como visibilidade e divulgação de suas mercadorias, incremento nas vendas, preservação cultural, crescimento econômico e networking. Com produtos de alto valor agregado e singularidade, o artesanato maranhense se destaca tanto no cenário nacional quanto internacional, contribuindo para a diversificação econômica do Estado.
Saiba Mais
- Artesãos maranhenses apostam na comercialização de souvenirs no periodo junino
- Mapeamento inédito do artesanato maranhense é o maior já realizado no Brasil
- Tradição e arte: artesãs de Barreirinhas que trabalham com a fibra do buriti ganham destaque no desfile de Alto Verão de Lenny Niemeyer
- Capacitação em marcenaria impulsiona economia criativa no Maranhão
- Feira Internacional de Artesanato retorna à São Luís
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira