O retorno para a economia de cada real investido em cultura e artes, incluindo o Carnaval, é maior que o de investimentos em algumas áreas tradicionais da indústria, como a automobilística. A economista ítalo-americana Mariana Mazzucato destacou a potência da maior festa brasileira.
“O investimento público em artes e cultura contribui muito mais para a economia do que grande parte da indústria manufatureira tradicional", disse Mazzucato.
No Brasil, enquanto um real investido em cultura pode render R$ 7,59 em retorno para sociedade por meio de empregos e renda, um real investido no setor de automóveis e caminhões tem um impacto multiplicador de R$ 3,76, conforme estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.
Carnaval traz benefícios sociais
Uma das mais influentes economistas do mundo, a autora do livro O Estado Empreendedor acrescentou que o Carnaval traz benefícios sociais, de bem-estar e saúde mental para diversas comunidades, muitas delas vulneráveis.
Mazzucato visitou Rio de Janeiro e Salvador para conhecer a economia por trás das festas, e promete ir para Recife na próxima visita.
A economista lidera pesquisa da University College London (UCL), com cooperação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que investiga o papel das artes e da cultura para o desenvolvimento econômico de um país.
Saiba Mais
- Rosas de Ouro perde 0,5 ponto antes mesmo do desfile e começa Carnaval 2026 em desvantagem no Grupo Especial
- Carnaval de São Luís: entrega de camisas do Camarote Stage começa nesta terça
- Lava-Pratos de Imperatriz terá Claudia Leitte, Xand Avião, Pablo e Natanzinho Lima; veja datas e programação completa
- Programação especial de Carnaval recebe turistas no aeroporto de São Luís
- No Carnaval o ideal é colocar o bloco na rua
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.