SÃO LUÍS - O ano de 2026 mal começa e São Luís já entra no clima de Carnaval com música alta, ruas cheias, batuque ecoando e gente dançando! O tradicional Grito de Carnaval da Madre Deus acontece no dia 1º de janeiro, a partir das 17h, e promete transformar o bairro em um grande palco de cores, ritmos e celebração.
Quem comanda a festa é a histórica Máquina de Descascar’Alho, grupo que há quatro décadas dá o tom do primeiro dia do ano na capital. Em 2026, além de abrir oficialmente a temporada pré-carnavalesca, a festa também celebra os 40 anos da agremiação que nasceu e cresceu dentro da própria Madre Deus.
Cortejo pelas ruas e muita tradição
A programação se espalha por dois pontos principais do bairro: o Largo de São Jorge, ao lado da Casa Barrica, e o Ponto de Fuga. Além dos shows, o público ainda acompanha o tradicional arrastão de blocos culturais pelas ruas, que transforma cada esquina em extensão da festa.
A Máquina de Descascar’Alho surgiu em 1º de janeiro de 1986, criada por jovens artistas da comunidade, e desde então mantém viva a essência da cultura popular maranhense, misturando marchinhas, samba, blocos, tambores e afoxés, além de valorizar composições autorais e clássicos de nomes que fizeram história na boemia do bairro.
Programação completa
Palco – São Jorge
17h – Tambor de Crioula Toque dos Bandeirantes
18h – Confraria do Copo
19h – Grupo Sindicato do Samba
21h – Bloco Os Vagabundos do Jegue
Palco – Ponto de Fuga
17h – Bloco Os Fuzileiros da Fuzarca
17h30 – Bloco Organizado Ritmistas Unidos da Madre Deus
18h – Escola de Samba Turma do Quinto
19h – Grupo Tô Di Mais
20h – Bicho Terra
21h – A Máquina de Descascar’Alho
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.