SÃO LUÍS - Neste sábado (20), será realizado o Festival Toadas de Mestres de Cantadores de Tambor de Crioula, em São Luís. O evento é dedicado à valorização, preservação e celebração do Tambor de Crioula.
O encontro acontece a partir das 19h, na sede do Tambor de Crioula Um Degrau de Santa Luzia, ponto de cultura localizado na Rua São João, nº 25, no bairro Pindorama.
Evento reunirá mestres e cantadores
O evento reunirá cerca 20 mestres cantadores da Ilha e do continente para uma grande festa da cultura popular maranhense com sua música, dança e saberes tradicionais.
As toadas, cantos que conduzem a dança e os rituais do tambor de crioula, serão apresentadas pelos mestres que dedicam a vida à manutenção dessa herança cultural. Cada cantador apresentará uma toada durante o festival, que terá ainda a presença das coreiras, com suas saias rodadas e danças para completar a festa.
Reconhecimento
Reconhecido como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira, desde 2007, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o tambor de crioula tem na fé a maior motivação de seus brincantes da manifestação que reúne canto, dança e rufar dos tambores.
A manifestação é feita tanto como forma de diversão, como em louvor a São Benedito, o santo protetor dos negros. A expressão de matriz afro-brasileira, típica do Maranhão, é realizada livremente, sem ter um calendário específico.
A programação deste ano é inspirada em eventos anteriores que marcaram a cena cultural maranhense, como o Festival de Cantadores de Tambores de Crioula da Baixada, realizado em 2018, na cidade de Pinheiro, e o Festival Toadas de Mestres Cantadores de Crioula de São Luís, em 2020.
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.