Teologia, filosofia moral e teoria jurídica

Autores indicam livro para reflexão no fim de ano

Cristiano Sardinha e Vitor Sardinha apresentam “Jesus Cristo e os Direitos Humanos”, onde analisam Jesus de Nazaré como personagem histórico e símbolo ético.

Evandro Júnior / Na Mira

Atualizada em 18/11/2025 às 12h07
Cristiano Sardinha e Vitor Sardinha são os autores do livro

SÃO LUÍS - Interessante leitura para este fim de ano, que coincide com o período de festas e o encerramento de mais um ciclo de vida, é o livro “Jesus Cristo e os Direitos Humanos”, escrito pelo doutor em Ciências Jurídicas Cristiano Sardinha em coautoria com Vítor Sardinha. A obra é uma publicação da Editora Juruá.

Com trajetória acadêmica nas áreas de filosofia e história, Cristiano e Vitor refletem sobre como os valores humanos presentes na mensagem de Jesus dialogam com princípios universais como liberdade, igualdade e dignidade, três palavras bastante discutidas nos dias atuais e que geram polêmicas nas redes sociais.

“Na atualidade, onde as vulnerabilidades sociais ainda persistem, o livro resgata a perspectiva cristã como base ética e normativa das garantias humanas. É uma abordagem interdisciplinar entre teologia, filosofia moral e teoria jurídica, ilustrando o impacto da mensagem cristã no ordenamento jurídico moderno, sobretudo no que tange à justiça social, à promoção da dignidade humana e à universalização de valores como liberdade, igualdade e fraternidade”, explica Cristiano Sardinha. 

A obra adota uma perspectiva literária e filosófica, sem foco doutrinário, para analisar a figura de Jesus de Nazaré como personagem histórico e símbolo ético. O texto revisita a trajetória e o julgamento que levou Jesus Cristo à crucificação, observando-os à luz dos direitos e garantias da pessoa.

Os autores percorrem a evolução dos direitos humanos e discutem como o pensamento cristão influenciou a formação de ideias modernas sobre justiça e proteção social. A leitura propõe um diálogo entre fé, razão e humanismo como caminhos possíveis para compreender o valor da vida.

Capa do livro de Cristiano Sardinha e Vitor Sardinha

Obra está disponível em formato impresso e digital

O livro convida o leitor a refletir sobre ética, empatia e cidadania por meio de uma narrativa que une literatura, filosofia e direito. A obra está disponível em formato impresso e digital pela Juruá Editora e é indicada para estudiosos e leitores interessados nas bases filosóficas dos direitos humanos.

‘Jesus Cristo e os Direitos Humanos’ reúne uma análise profunda sobre como os valores centrais do Cristianismo (amor, fraternidade e justiça) dialogam com os princípios fundamentais dos direitos humanos contemporâneos. A obra contextualiza quem foi Jesus, explora sua doutrina e examina o julgamento que o levou à crucificação, oferecendo interpretações que reverberam no século XXI.

A análise do julgamento de Jesus, sob o prisma das garantias processuais, lança luz sobre práticas ainda debatidas nos tribunais atuais, como o devido processo legal, o contraditório e a imparcialidade do julgador.

 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.