COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Marilete Viégas troca de idade hoje

E mais: Prêmio IEL de Talentos

PH

Atualizada em 15/08/2025 às 12h12
Aniversariante desta sexta-feira (15/08), a sempre bonita e alegre Marilete Viégas ao lado deste Repórter PH, nos salões elegantes de São Luís

Mobilização em Bacurizinho

A Corregedoria Geral do Foro Extrajudicial do Maranhão (COGEX) e o Comitê de Diversidade do Tribunal de Justiça encerraram, ontem, as atividades na terra indígena Bacurizinho com um balanço positivo para a cidadania.

Durante a mobilização, realizada de 12 a 14/8, mais de 900 pessoas da região do Bananal tiveram acesso a serviços ofertados pelos órgãos parceiros e à atualização de documentos, que asseguram acesso a direitos civis, políticos e sociais.

Ao todo, foram realizados 1.800 atendimentos.

A iniciativa faz parte do projeto Registro Cidadão Indígena, idealizado na atual gestão da COGEX, que contou com a parceria do Comitê de Diversidade, na realização do programa Escuta Ativa dos Povos Indígenas

A terra indígena Bacurizinho fica localizada no município de Grajaú, distante 542 km da capital São Luís, e contempla as regiões do Bacurizinho, Bananal e Ipu, totalizando 110 aldeias. 

Lívia Berrêdo brilhou em São Paulo

O Theatro Municipal de São Paulo foi palco da solenidade de premiação da quarta edição do Concurso Joaquina Lapinha, que reuniu astros e estrelas do canto lírico brasileiro, entre os quais, a solista maranhense Lívia Berrêdo, grande vencedora do Prêmio Maria D´Aparecida.

Maior premiação do gênero no Brasil, esse concurso garante aos vencedores prêmios em dinheiro e participação na Temporada Lírica 2026 do Theatro Municipal de São Paulo.

O nome do concurso é uma homenagem à Joaquina Lapina, primeira cantora lírica negra brasileira a brilhar internacionalmente; e tem como objetivo reconhecer o talento dos cantores líricos pretos, pardos e indígenas do Brasil.

Na noite da premiação, no dia 31 de julho, os solistas vencedores se apresentaram com a Orquestra Sinfônica Municipal, sob a regência de Priscila Bomfim. E Lívia Berrêdo brilhou, encantando a plateia com seu canto virtuoso e potente.

A cantora lírica maranhense Lívia Berrêdo, que viajou a São Paulo acompanhada do marido, o tenor Celso Berredo, patrocinados pelo Grupo Potiguar

Apoio do Grupo Potiguar

Acompanhada do marido e também músico, o tenor spinto Celso Berredo, Lívia viajou a São Paulo para receber a premiação com o apoio do Grupo Potiguar, líder no segmento de home center no Maranhão, o Grupo Potiguar apoia a cultura maranhense em geral, por entender que valorizar o artista maranhense é garantir que a arte em suas mais variadas vertentes siga o seu papel, que é o de emocionar e de transformar vidas. 

“Vamos celebrar essa conquista com muito amor no coração, porque “cantar é próprio de quem ama” como disse Santo Agostinho.

“Sou feliz por poder cantar, e mais ainda por ter a Potiguar me ajudando a realizar sonhos” pontuou a estrela do canto lírico.

Vestindo azul, como na canção de outro maranhense, Nonato Buzar, a solista Lívia Berrêdo, grande vencedora do Prêmio Maria D´Aparecida, cantou e encantou em noite especial de celebração no Theatro Municipal de São Paulo

Os jovens agnósticos

Em São Luís, a exemplo de outras grandes cidades brasileiras, é cada vez maior entre jovens a escolha de não ter uma religião

Dia desses conversei com um estudante de 20 anos que afirmou que se conecta com a energia que acredita reger o universo. Para ele, é uma experiência de fé, que não se restringe ao espaço físico dos templos, tampouco está presa aos dogmas das religiões.

“As pessoas pensam que ter fé é estar em uma igreja, mas a fé é algo muito maior que isso. Eu tenho o meu próprio conceito do que é a fé e de quem é Deus. Para mim, Deus é a nossa energia, aquilo que emanamos para o universo e que ele devolve para nós” – disse-me o estudante, que se define como agnóstico.

O termo “agnóstico” engloba aqueles que, como o jovem, acreditam somente na existência de uma “força maior”, que não é necessariamente um Deus.

Fim da nossa existência

Há também os que consideram a existência ou a inexistência da divindade uma questão que está acima da capacidade humana de compreensão, e por isso se abstêm de qualquer crença.

Para o jovem que prefere não ser identificado, a vida não depende de nenhuma crença. Ele acredita que as coisas dão certo ou errado somente por conta de suas ações, não por interferência divina.

Em relação à morte, diz não acreditar em qualquer tipo de plano espiritual, tampouco na possibilidade de uma vida para além da terrena.

“Nós vivemos e depois morremos, como manda o ciclo da natureza. Não vejo sentido em seguir uma religião buscando algum tipo de existência após a morte, porque a morte é justamente o fim da nossa existência” – diz.

DE RELANCE

Prêmio IEL de Talentos

A sede da Fiema foi marcada por brilho e reconhecimento com a realização da etapa regional do Prêmio IEL de Talentos 2025.

A premiação celebrou empresas, instituições e estudantes que se destacam por transformar o estágio em um espaço de inovação e crescimento profissional.

A iniciativa reforça a importância da integração entre educação e mercado de trabalho.

Entre os momentos de destaque, a palestra do psicólogo, escritor e palestrante internacional Rossandro Klinjey encantou o público, abordando com maestria a importância de pensar fora da caixa e abraçar a inovação como parte essencial da vida profissional.

O clima foi de inspiração e celebração, reunindo lideranças, educadores, empresários e jovens talentos.

Os grandes vencedores da noite: Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), Companhia Maranhense de Gás (GASMAR) e Centro de Ensino Médio e Profissionalizante do Maranhão (CEMP), além de estagiários do SESI, do SENAI e da Gasmar, representarão o Maranhão na etapa nacional, em dezembro, na cidade de Recife.

Mais do que troféus, levaram o orgulho de carregar o nome do estado em um evento que valoriza o talento e a excelência.

Da esquerda para a direita: Sarah Saldanha, superintendente do IEL Nacional; Rossandro Klinjey, psicólogo, escritor e palestrante; Edilson Baldez, presidente da FIEMA e do Conselho do IEL-MA, e Michele Frota, coordenadora do IEL-MA.

Candidato à FMF

O deputado estadual e ex-presidente de clube Yglésio Moyses anunciou que disputará a presidência da Federação Maranhense de Futebol (FMF), atualmente sob intervenção judicial, com a proposta de modernizar e tornar a entidade mais transparente e eficiente.

Com histórico de gestão bem-sucedida no esporte, ele afirma que sua meta é resgatar a credibilidade e a boa administração do futebol maranhense, garantindo mais apoio aos clubes e fortalecendo as competições estaduais.

Segundo Yglésio, sua experiência em administrar com responsabilidade financeira e buscar investimentos será fundamental para conduzir a FMF a um novo patamar.

Aliciamento de crianças

O presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que pretende acelerar a tramitação do projeto que endurece a punição para o aliciamento de crianças e adolescentes nas redes sociais, prática que ficou conhecida como “adultização”.

A proposta, que veio do Senado Federal e está sob relatoria de Jadyel Alencar (Republicanos-PI), é o projeto mais avançado sobre o tema na Casa.

Agravo regimental no Supremo

O governador do Maranhão, Carlos Brandão, decidiu protocolar um agravo regimental no Supremo Tribunal Federal (STF) solicitando o afastamento do ministro Flávio Dino da relatoria de ações que discutem a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Maranhão e a nomeação de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MA).

Na justificativa apresentada, o governador afirma que o ex-governador e atual ministro do STF mantém “relação de amizade e vínculo político” com partes e advogados envolvidos nos processos, o que comprometeria sua imparcialidade.

O agravo cita a senadora Ana Paula Lobato e o deputado estadual Othelino Neto.

Bioenergia e cooperativas

Atendendo demanda de cooperativas de produtores de bioenergia, a Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) aprovou em seu Conselho Deliberativo (Condel), em reunião realizada na terça-feira (12), a inclusão em suas diretrizes norteadoras para acesso a recursos do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) o destaque para a possibilidade de apoio a atividades de geração de energia limpa.

Foi uma adequação na resolução do Fundo que tem por base a Classificação Nacional de Atividades Econômicas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (CNAE/IBGE).

Com essa mudança, as atividades relacionadas à geração de energia limpa passam a ter destaque entre as que compõem os setores da economia aptos à obtenção de créditos com recursos do FDA.

Para escrever na pedra:

“Se a única coisa de que o homem terá certeza é a morte; a única certeza do brasileiro é o Carnaval no próximo ano”. De Graciliano Ramos.

TRIVIAL VARIADO

Festa infantil: os cinco anos de Giovanni Bandeira, neto de Thatiana e César Bandeira serão comemorados em grande estilo nesta sexta-feira com uma festa na Oficina dos Sonhos, a partir das 19h30, no Olho d´Água.

Qualidade de vida: a Anvisa aprova medicamento de uso oral para tratar câncer no cérebro. Remédio adia necessidade de cirurgia.

Meio ambiente: Brasil reciclou 97,3% das latinhas de alumínio em 2024. Latas voltam do lixo à prateleira em 60 dias.

Livro: na segunda-feira, Christopher Goulart, neto do ex-presidente João Goulart, deposto pelo golpe de 1964 e nascido no exílio, lança o livro “E manchado de sangue terás de crescer - Uma vida de lutas” (Editora Minotauro). O evento será na Biblioteca Pública do Estado.

Hoje na história: morre, no ano de 1909, Euclides da Cunha, escritor e jornalista brasileiro; em 1914, é inaugurado o Canal do Panamá, que liga o Oceano Atlântico ao Pacífico; em 2007, morre, aos 88 anos, o jornalista Joel Silveira.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.