COLUNA
Pergentino Holanda
O colunista aborda em sua página diária os acontecimentos sociais do Maranhão e traz, também, notícias sobre outros estados e países, incluindo informações das áreas econômica e política.
Pergentino Holanda

PH: Encontro com Ana Karin

E mais: Tarifaço de Trump

PH

Ana Karin Andrade decidiu movimentar seu Instagram com uma pauta voltada para a vida pública em São Paulo. Na foto, é vista com Benjamin Franklin Alves, o Repórter PH e Juninho Luang

Conselho da Mulher Empreendedora

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura do Maranhão (CMEC-MA) celebra, nesta sexta-feira (8), três anos de atuação com um evento especial na sede da Fecomércio-MA, em São Luís.

A programação inclui a palestra “Bloqueios que limitam o nosso crescimento”, conduzida pela terapeuta empresarial Marie Suzuki.

Com a missão de fortalecer o empreendedorismo feminino, promover a cultura maranhense e ampliar o protagonismo das mulheres, o CMEC-MA reúne lideranças de várias regiões do estado.

O evento contará com a presença de diretoras, embaixadoras e representantes de instituições parceiras como Fecomércio, FAEM, Sebrae e FCDL.

“A celebração dos três anos é um momento de conexão, reconhecimento e reafirmação do nosso compromisso com o desenvolvimento humano, econômico e cultural das mulheres do Maranhão”, afirma a presidente do Conselho, Edna Montenegro.

Reunião estratégica

O secretário de Estado do Esporte e Lazer, Celso Dias, esteve em Brasília na manhã de quarta-feira, onde participou de uma reunião estratégica com o ministro do Esporte, André Fufuca.

A agenda foi articulada com o apoio do deputado federal Aluísio Mendes e teve como principal objetivo ampliar parcerias e convênios voltados ao fortalecimento do esporte no estado.

Entre os principais pontos discutidos estiveram os contratos de repasse e os convênios em andamento entre a Sedel e o Ministério do Esporte, com foco na execução de projetos sociais, de formação esportiva e de requalificação de espaços esportivos.

Jovem Aprendiz

O Programa Jovem Aprendiz da Vivo 2025 está com um novo processo seletivo aberto. Ao todo, são mais de 130 vagas e, reafirmando o compromisso da companhia com a diversidade e a inclusão, metade delas será destinada a talentos negros e todas as oportunidades são elegíveis a pessoas com deficiência.

O processo seletivo será 100% digital, e os interessados precisam ter entre 14 e 21 anos, além de estar matriculados ou ter concluído o ensino médio regular.

Pensando no desenvolvimento integral dos jovens, a Vivo preparou uma trilha de capacitação que valoriza a aprendizagem contínua, com ferramentas voltadas ao crescimento profissional e pessoal, além de promover a imersão na cultura da empresa.

Ciclo de formação

A edição 2025 do Ciclo de Formação para Agentes Culturais segue a todo vapor: após passar pelas cidades de Matinha e Viana no último mês de julho, segue com ações abertas ao público em sua nova fase, que integra os municípios de Cururupu e Bequimão. As inscrições para as duas cidades podem ser feitas até esta quinta-feira (7).

Com foco na Baixada Maranhense e no Litoral Ocidental do Maranhão, o projeto visa promover maior autonomia na busca por recursos públicos e privados e, ainda, impactar no fortalecimento da atuação de grupos e agentes culturais.

Realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão (Secma), do governo do Maranhão, com idealização e realização da Afrodite Produções e Orgânik Produções, o ciclo contempla fazedores de cultura com formações presenciais e gratuitas.

Filme vencedor

O curta-metragem documental Piraí: os cantos da encantaria Akroá Gamella, dirigido por Diego Janatã e Djuena Tikuna, é o vencedor do Prêmio Itaú Cultural Play no 48º Festival Guarnicê de Cinema, no Maranhão.

O anúncio foi feito na cerimônia de encerramento do evento, que aconteceu ontem, dia 6, no Basa Clube, em São Luís.

O filme receberá o valor de R$ 15 mil, com o licenciamento para exibição na IC Play – plataforma gratuita de cinema brasileiro – pelo período de dois anos, após janela de até um ano para exibição em festivais. Participaram do escopo da seleção para o prêmio os filmes da Mostra Competitiva de Curtas-metragens Maranhenses.

Tarifaço de Trump

Já em vigor desde quarta-feira (6), o tarifaço do governo dos Estados Unidos contra produtos brasileiros tem impacto que se espraia por diversos segmentos da economia do país.

Esse efeito não fica restrito às empresas que exportam seus itens aos EUA, porque acaba interferindo na dinâmica de emprego, do consumo e de investimentos no mercado interno.

Um dos maiores temores é o aumento do desemprego em alguns setores com forte dependência do mercado americano. 

Medo da mosca carnívora

Diante de um cenário de incertezas econômicas e geopolíticas entre os Estados Unidos e diversos países do mundo, com a imposição de tarifas de 50% sobre exportações de produtos e commodities ao país, o Brasil pode ter a oportunidade de reverter as perdas financeiras e produtivas que os EUA podem causar, e conquistar um protagonismo na política comercial norte-americana com a exportação de carne bovina.

Atualmente, os Estados Unidos lidam com grandes perdas na pecuária americana. As preocupações vão desde um aumento do preço do alimento nos mercados domésticos devido ao encarecimento da ração animal e uma redução no quantitativo de rebanho americano, até uma tenebrosa possibilidade de uma crise sanitária causada pela mosca-da-bicheira, praga que já afeta rebanhos no México.

Para os especialistas, o cenário atual indica uma forte pressão sobre os preços internos, o que pode levar o governo norte-americano a rever políticas comerciais.

Conbrascom em São Luís

Profissionais que atuam na área de comunicação de diversas instituições do país estão reunidos em São Luís, para a 19ª edição do Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), que será encerrado amanhã, dia 8.

A solenidade de abertura foi realizada ontem (6/8), no Blue Tree Premium (Calhau), e contou com a presença de autoridades na mesa de abertura: o desembargador Jamil Gedeon, membro do Conselho de Comunicação no âmbito do Poder Judiciário do Maranhão, que representou o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Froz Sobrinho; a presidente do Fórum Nacional de Comunicação e Justiça, Débora Diniz; o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão, desembargador Paulo Velten; e o defensor público-geral do Estado do Maranhão, Gabriel Furtado.

A palestra magna da filósofa, escritora e ativista Djamila Ribeiro arrancou aplausos do público. Reconhecida como uma das mulheres mais influentes do mundo, Djamila é colunista da Folha de S. Paulo e coordena a coleção Feminismos Plurais.

Ela destacou a importância da comunicação na construção de políticas públicas voltadas à equidade racial e de gênero.

Brasil aciona OMC contra EUA

O governo federal deu entrada na Organização Mundial de Comércio (OMC) contra os Estados Unidos em reação ao tarifaço imposto por Donald Trump às exportações brasileiras – que entrou em vigor ontem.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o governo formalizou o “pedido de consulta” à OMC, cuja sede fica em Genebra, na Suíça. A consulta é uma etapa anterior à eventual abertura de um painel, mecanismo de julgamento dentro da organização.

Na prática, o pedido é entregue por meio de comunicado à missão dos EUA em Genebra, e a organização também é notificada. A fase de conversas entre os países ainda será iniciada, em local e data a serem definidos por diplomatas das duas nações.

“Violação de compromissos”

O Itamaraty disse que o questionamento envolve as medidas tarifárias aplicadas por meio de dois decretos de Trump: o de 2 de abril, que instituiu as tarifas recíprocas de 10%, e o de 30 de julho, que instituiu a tarifa adicional de 40% sobre diversos setores.

“Ao impor as citadas medidas, os EUA violam flagrantemente compromissos centrais assumidos por aquele país na OMC, como o princípio da nação mais favorecida e os tetos tarifários negociados no âmbito daquela organização”, disse, em nota, o Itamaraty.

Segundo o ministério, as consultas bilaterais foram “concebidas para que as partes busquem uma solução negociada” e constituem a primeira etapa formal no âmbito do sistema de solução de controvérsias na OMC.

“O governo brasileiro reitera sua disposição para negociação e espera que as consultas contribuam para uma solução para a questão”, diz.

Em tese, o mecanismo da OMC tem o objetivo de assegurar que os países cumpram os acordos comerciais e que medidas consideradas incompatíveis possam ser contestadas.

Na prática, porém, o recurso tende a ter caráter simbólico, uma vez que o órgão de apelação da organização está inativo, exatamente pela falta de indicação do membro americano. Além disso, é um processo longo e sem garantia de sucesso.

Empresas habilitadas

No último fim de semana, a Embaixada da China no Brasil anunciou que o país habilitou 183 novas empresas brasileiras de café a exportar o produto para o país. A medida tem validade de cinco anos e entrou em vigor em 30 de julho, dia em que foi assinado o decreto do tarifaço.

O café está entre os produtos que estão sujeitos à tarifa adicional desde ontem, o que tem um impacto relevante, já que os EUA são o principal destino das exportações do produto – o país responde por cerca de 23% das vendas, com em torno de 8 milhões de sacas embarcadas por ano. Já a China é hoje apenas o décimo maior mercado do café brasileiro.

O boa-praça Aderaldo Nascimento Neto avisa que nos próximos dias vai trocar Santa Catarina, onde está residindo, por uma temporada com os amigos em São Luís

Pivatização do Pix

Esperava-se muito da palestra do presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, ontem, no dia seguinte ao da publicação da ata sobre a decisão de manter o juro em 15% ao ano. Inesperada foi a decisão de adotar um compromisso fora da agenda: o de que o Pix não será privatizado.

– O Pix vai permanecer como uma infraestrutura pública digital, gerida pelo Banco Central. Essa decisão é essencial para garantir neutralidade, inclusão e concorrência justa – disse Galípolo.

Na terça-feira, durante reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, conhecido como Conselhão, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia feito manifestação semelhante.

Violência de gênero

Agosto tem sido marcado como o mês de conscientização sobre a violência contra a mulher. E não são poucas as vezes em que a Bíblia e o cristianismo são apontados como coniventes com essa triste realidade. No entanto, esse tipo de agressão não é uma característica exclusiva das sociedades cristãs ou das religiões que seguem a Bíblia. Com raríssimas exceções, em todas as épocas e culturas, as mulheres foram submetidas a diferentes formas de violência: moral, psicológica, patrimonial, financeira, física ou sexual.

A Bíblia, sobretudo o Antigo Testamento, possui histórias de mulheres que sofreram algum tipo de violência masculina, chegando em alguns casos ao feminicídio. Muitas destas histórias ocorrem em um contexto patriarcal que não raramente privilegia o direito do homem em detrimento ao da mulher. O que não se comenta, porém, é que na grande maioria dos casos relatados, as suas histórias visam sinalizar um sistema em desequilíbrio.

Pouco conhecimento e a leitura superficial destes textos têm trazido há séculos um grande mal à mulher na igreja. A interpretação inadequada do texto bíblico tem muitas vezes sacralizado relações de violência contra a mulher ao invés de gerar conscientização e a busca de um melhor relacionamento entre os gêneros. E assim, se o cristianismo primitivo se pautava na igualdade de gêneros e na dignidade da mulher, isto foi se perdendo no decorrer do caminho até nossos dias.

DE RELANCE

Nacionalidade italiana

A busca pelo reconhecimento da cidadania italiana por descendência voltou ao centro do debate jurídico após decisão da Corte Constitucional da Itália publicada na semana passada.

A sentença reafirma que pedidos feitos até 27 de março de 2025 devem seguir a legislação anterior – ou seja, sem limite de gerações. Com isso, a Corte restabelece a segurança jurídica para milhares de ítalo-descendentes ao redor do mundo, especialmente no Brasil, onde a demanda pela dupla nacionalidade segue alta.

A nova legislação (lei nº 74/2025, conversão do decreto- lei nº 36/2025), em vigor desde 28 de março, passou a restringir o direito apenas a filhos e netos de italianos nascidos no Exterior. A regra exclui bisnetos e trinetos do caminho administrativo, restando a via judicial para quem deseja contestar as novas limitações.

Mérito Judiciário

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) vai realizar, no dia 13 de agosto, a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Judiciário do Trabalho (OMJT) de 2025.

A solenidade será às 17h, no edifício-sede do Tribunal, em Brasília.

Criada na década de 1970, a comenda reconhece personalidades e instituições que se destacam no exercício de suas atividades ou que contribuíram de forma relevante para a sociedade e para a Justiça do Trabalho.

Mérito Judiciário...2

Neste ano, serão homenageadas lideranças dos três Poderes, como o presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre; o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin; o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Herman Benjamin; o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Vital do Rêgo Filho; e a presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministra Maria Elizabeth Guimarães, entre outras autoridades.

Também serão agraciadas três instituições: a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, o Hospital de Amor (Hospital de Câncer de Barretos) e o Laboratório de Estudos de História dos Mundos do Trabalho (LEHMT).

No almoço de quinta-feira no Senac, Jorge Cateb Neto ganhou homenagem pelo seu aniversário, transcorrido em julho. Com ele, o Repórter PH, José Oliveira, José Ahirton Lopes, José Walter Maciel, Luiz Paes, Armando Ferreira e Nan Souza

Lojistas e Dia dos Pais

Faltando poucos dias para o Dia dos Pais, o comércio já começa a sentir o aumento no fluxo de consumidores. E não é por acaso: milhares de maranhenses ainda não garantiram o presente e devem deixar para decidir tudo nos momentos finais.

Segundo um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, cerca de 12,9 milhões de consumidores devem deixar para comprar o presente na véspera da data. No total, 106,3 milhões de brasileiros devem ir às compras, com uma estimativa de R$ 27,13 bilhões movimentados no comércio e nos serviços.

Em São Luís, os dados locais reforçam esse cenário positivo. Estima-se que mais de 80 por cento dos consumidores vão presentear neste Dia dos Pais. A maioria 69%  pretende comprar pelo menos um presente, com um tíquete médio entre R$ 100 e R$ 200. E o mais interessante: mais de 80 por cento vão realizar as compras no comércio local.

O período, sem dúvida, representa uma oportunidade importante para os lojistas.

Para escrever na pedra:

“Há mais perigo em teus olhos do que em vinte espadas!”. De William Shakespeare.

TRIVIAL VARIADO

Noivado: sábado (dia 9) é o noivado da Dra Irlane Moraes (médica cirurgiã) e Bernardo – carioca residente em São Paulo, onde trabalha no mercado financeiro. Irlane é filha da ex-prefeita de Rosário, Irlahi Moraes, que vai abrir sua residência, na Península da Ponta d´Areia, para a celebração.

Oito anos: a Península da Ponta d´Areia será palco, também na noite de sábado, da grande festa de comemoração dos 8 anos de Isabela Fecury, filha de Daniela e Marco Antonio Fecury, que irão receber em sua bela residência naquela área nobre da cidade.

Vibrio vulnificus: mortes causadas por bactéria ‘comedora de carne’ estão aumentando nos EUA: 1 em cada 5 pessoas infectadas morre.

Agosto Verde Claro: é a campanha de prevenção contra os linfomas, tipo de câncer que atinge mais de 12 mil brasileiros por ano e afeta células responsáveis pela defesa do organismo.

Girl power: Gorilas fêmeas preferem formar grupos com velhas ‘amigas’ e evitam se juntar a parentes machos, revela estudo.


As opiniões, crenças e posicionamentos expostos em artigos e/ou textos de opinião não representam a posição do Imirante.com. A responsabilidade pelas publicações destes restringe-se aos respectivos autores.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.