SÃO LUÍS - Para as futuras mamães que pretendem curtir o Carnaval na ilha, é preciso está atento com alguns cuidados para aproveitar a folia com segurança e garantir a saúde do bebê. A especialista Dra. Lilian de Paiva Rodrigues, presidente da Comissão Nacional Especializada de Assistência Pré-natal da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), reforça a importância de algumas orientações essenciais para as gestantes aproveitarem a festa. Veja a lista abaixo:
1. Hidratação
A Dra. Lilian reforça a importância da hidratação durante a festa. Segundo ela, é preciso ingerir bastante água, afim de evitar a desidratação, e sugere o consumo de no mínimo 2 litros de água por dia. “É preciso beber bastante água, especialmente em dias quentes, para evitar a desidratação. O ideal é ingerir pelo menos 2 litros de água por dia”. Ela também destaca a necessidade de evitar o consumo de bebidas alcoólicas, que podem afetar a saúde da gestante e do bebê.
2. Cuidados com a alimentação
De acordo com a Dra. Lilian, o cuidado com a alimentação é indispensável. Ela indica que as gestantes consumam refeições leves e saudáveis, como frutas, saladas e proteínas magras, antes e após a folia. Além disso, ela alerta para o consumo de alimentos de origem duvidosa, como as comidas de ruas, que podem causar intoxicação alimentar.
3. Roupas e calçados
A especialista alerta também sobre as roupas e calçados. Ela recomenda que as gestantes dê preferências a roupas leves e confortáveis, que permitam que o calor do corpo seja dissipado. “Prefira tecidos de algodão ou outros que ajudem a regular a temperatura corporal”. Quanto aos calçados, ela sugere: “Sapatos confortáveis e adequados para longos períodos de pé, como tênis, sandálias ou sapatos baixos, são ideais”.
Continua após a publicidade..
4. Ambientes abertos
Por fim, ela indica que as gestantes privilegiem ambientes abertos, afim de obter conforto e mais segurança. A especialista ainda alerta sobre a exposição direta ao sol e sugere locais arejados, com sombra e ventilação adequada. "Evite a exposição direta ao sol por longos períodos, algo que pode ser comum durante o Carnaval. Procure ambientes arejados, com sombra e ventilação adequada, especialmente se optar por eventos ao ar livre", alerta. Ela também enfatiza a importância de usar chapéus, óculos de sol e protetor solar para proteger a pele.
Para eventos em ambientes fechados, como salões de festas ou estabelecimentos climatizados, a Dra. Lilian destaca que é necessário ter cuidado com as aglomerações e garantir que a circulação de ar seja boa, principalmente em dias muito quentes.
“É sempre bom que a gestante respeite os limites do próprio corpo e, se houver dúvidas ou preocupações, consulte seu médico". Seguindo essas orientações, as gestantes podem curtir o Carnaval com mais segurança e tranquilidade”, finaliza.
Saiba Mais
- Desfile das Campeãs do carnaval carioca tem ação contra feminicídio
- Saiba como foi a primeira noite dos desfiles das escolas de samba
- Blocos tradicionais agitam passarela na primeira noite de desfiles
- Aplicativo Celular Seguro tem 2,5 mil alertas de bloqueio no carnaval
- Milton Nascimento é homenageado pela Portela
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira