Todas as terças de maio, a partir das 19h, na Praça de Alimentação do Shopping da Ilha a presença do o cantor e compositor Wilson Zara, um dos mais reconhecidos intérpretes da música produzida no Estado. Wilson Zara recebeu diversas vezes o troféu do Prêmio Universidade FM, o mais importante da música maranhense na categoria “Talento da Noite”. Durante todo o mês de maio o público poderá conferir este talento nas noites de terça-feira no Shopping da Ilha.
Wilson Zara, artista da noite
Sua veia musical despertou ao ouvir Raul Seixas (1945-1989) no rádio, em fins da década de 1970. Bancário durante 14 anos, em fins dos anos 1980 ele decidiu abandonar a promissora carreira de funcionário público para se dedicar inteiramente à música. Com o dinheiro da indenização da instituição financeira comprou um violão, um equipamento de som e “caiu na noite”. Ainda em Imperatriz, onde trabalhava e ajudava a administrar o Caneleiros Bar, lendária casa da região do sul do estado, Zara começou a prestar anualmente um tributo ao ídolo baiano, sempre uma referência. Por ocasião do aniversário de falecimento de Raul Seixas (21 de agosto), apresentava o show A hora do trem passar, título de uma conhecida música do roqueiro, gravada no antológico Krig-há, bandolo!(1973).
No começo da década de 1990, após algumas edições imperatrizenses, Zara se muda para a capital do estado, onde continua vivendo de música. O Tributo a Raul Seixas – como simplesmente passou a se chamar o show anual que apresenta – continua acontecendo regularmente, tendo percorrido palcos importantes da capital maranhense, a exemplo do extinto Circo da Cidade e, mais recentemente, o Bar do Nelson. No cotidiano, no entanto, engana-se quem pensa ou rotula Zara como mero cover de Raul. Uma vez no palco, Zara não procura – nem precisa – imitá-lo, seja na voz ou nos trejeitos. Seu vasto repertório atende aos mais exigentes ouvidos de plantão. Do grito sempre presente de “Toca, Raul!”, passando pelo repertório mais óbvio pedido pela boemia de plantão até baladas pop internacionais, não faltam a seu cardápio musical nomes como Elvis Presley, Bob Dylan, Fagner, Zé Ramalho, Neil Diamond, Pablo Milanés, Zeca Baleiro, Geraldo Azevedo, Beatles e Pink Floyd, entre muitos outros.
Entre intérprete e compositor, sua voz pode ser ouvida em quatro discos: 3º. Fenec (Festival Nacional de Música dos Empregados da Caixa Econômica Federal, de 1989), em que canta Zaratustra (de sua autoria, em parceria com Gilvandro Martins e Bebé), Canta Imperatriz (1995), em que interpretou Eu não te amo mais, de Zeca Tocantins, no disco do Prêmio Universidade FM de 2002, em que interpretouConfortablyNumb (David Gilmour/ Roger Waters), do Pink Floyd, e no cd É assim mermo..., de 2003, espécie de resumo de sua trajetória artística, em que canta músicas autorais e interpreta canções de nomes como Nando Cruz, Arrigo Barnabé e Secos & Molhados, entre outros.
Serviço:
Projeto Música ao Vivo com Wilson Zara
Hora: 19h
Dias: 19 e 26.05
Local: Praça de Alimentação piso L3, Shopping da Ilha
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.