Troca de Ideia

Rommel encerra turnê Karawara em São Luís no sábado

"O encerramento será marcado por um clima intimista e de celebração, na 98 Records Studios', diz Rommel, residente em Montreal desde 2006, construiu uma carreira marcada pela pluralidade levando sua música a palcos do mundo afora.

Pedro Sobrinho / Jornalista

Atualizada em 29/08/2025 às 09h54

Depois de passar por São Paulo, Rio de Janeiro, Olinda, Mossoró e Fortaleza, o cantor, compositor, guitarrista e produtor musical Rommel encerra sua turnê nacional Karawara em São Luís, neste sábado, (30) com um show intimista no 98 Records Studios, no bairro Calhau. A apresentação marca não apenas o fim do giro pelo Brasil, mas também o reencontro do artista com sua cidade natal, quase duas décadas após ter fixado residência no Canadá.

Rommel no Troca de Ideia sobre o show Karawara, em São Luís. Foto: Samartony Martins

Radicado em Montreal desde 2006, Rommel construiu uma carreira marcada pela pluralidade cultural e sonora, levando sua música a palcos de prestígio internacional. O artista já se apresentou no Montreal International Jazz Festival, onde abriu para Marisa Monte, no Lincoln Center Summer Stage NY, em Nova Iorque, e no London Sunfest, além de participar de festivais na Europa, América Latina e Estados Unidos. Essa circulação internacional fez de Rommel um nome associado à inovação musical, à resistência cultural e à construção de pontes entre diferentes públicos e tradições.

O espetáculo Karawara, que dá nome ao álbum homônimo, é mais do que um show: trata-se de uma experiência estética e política que aborda ancestralidade, espiritualidade, meio ambiente e a resistência dos povos originários. A palavra, de origem tupi, significa “espíritos da floresta” e guia o conceito da turnê, que se propõe a provocar reflexão e, ao mesmo tempo, celebração.

No palco, Rommel une MPB, Afrobeat, reggae, funk, jazz e ritmos tradicionais do Maranhão, explorando ainda o diálogo entre idiomas — canta em português, espanhol, francês e inglês —, o que amplia o alcance de sua música e reforça sua identidade de artista global sem abrir mão da ligação com suas raízes maranhenses. Ao longo de sua trajetória, já dividiu o palco com ícones como Gilberto Gil, Céu, Geraldo Azevedo, Luedji Luna e Marisa Monte, consolidando-se como um intérprete e compositor de autenticidade rara.

A turnê brasileira de 2025, com seis apresentações, é também um gesto de reconexão com o país de origem e encerra em São Luís um ciclo que começou fora do Brasil. Para Rommel, subir ao palco da capital maranhense significa celebrar a memória, a cultura e a identidade local em diálogo com a contemporaneidade que permeia sua obra.

O encerramento será marcado por um clima intimista e de celebração. A programação no 98 Records Studios abre às 19h com um DJ set de Selecta Groove, aquecendo o público antes da apresentação de Rommel, que sobe ao palco às 21h acompanhado de banda e convidados especiais. Os ingressos são limitados e já estão disponíveis pela plataforma Sympla.

Agenda da turnê Karawara – Brasil | Agosto 2025:

📍7/8 – São Paulo | Casa Odette
📍9/8 – Rio de Janeiro | Kingston Club
📍16/8 – Olinda | A Casa do Cachorro Preto
📍23/8 – Mossoró | Centro Cultural Banco do Nordeste, Memorial da Resistência 
📍24/8 – Fortaleza | Projeto “Tá Meio Musical Esse Ambiente” no Parque Rio Branco 
📍30/8 – São Luís | 98 Records Studios
 

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.