São Luís receberá na sexta-feira (28), no Bar do Nelson (Avenida Litorânea), o Grito Rock -2014, considerado um dos maiores festivais colaborativo do mundo. Nesta edição, realizada entre os meses de fevereiro e março em 400 cidades (40 países), o festival terá na Ilha a mistura do rock com o rap, musica regional, reggae e a sonoridade do movimento manguebeach. O evento começa às 20h e terá apresentações das bandas 'Tom Ponto Rock', 'Sulfúrica Billi', além de 'Plano Somma' e 'Joier MC & Gugs Beats'. A noite terá ainda o show 'Mangue Psico-Tropicais', de 'Beto Ehongue & Canelas Preta', e um tributo a 'Chico Science e Nação Zumbi', feito por 'Hilton Quintanilha' (vocalista da Kazamata). Os Djs 'Pedro Dread Lock', 'Alladin' e o 'Audiophnic Projct ' completam a teia musical.
Sobre o festival
A capital recebe neste ano a quinta edição do festival, que é realizado há 12 anos em vários países. “Nós sempre admiramos está iniciativa. Agora, que ganhamos a oportunidade de participar, tentaremos aproveitar ao máximo a chance de apresentar para o público uma parte da boa musicalidade que temos na nossa cidade”, comentou Ygo Zola, da 'Vende-Se Vibe Produções', empresa escolhida para realizar o evento neste ano em São Luís.
A ideia, como idealiza o projeto, é unir seguimentos musicais e proporcionar visibilidade para artistas e produtores independentes aumentando, assim, a cadeia produtiva local. O rock vai mostrar sua cara com a 'Tom Ponto Rock', que resgata o estilo “rock de bermuda”, popularizado no Brasil nas décadas de 80 e 90 e com a 'Sulfúrica Billi', que aposta no som instrumental misturando punk rock e blues. No rap, o 'Plano Somma' apresenta a rima com pegada freestyle de Felipeza aos beats do 'DJ Juarez' e o 'Joier MC & Gugs Beats', mostrando a sonoridade hip hop da Vila Embratel.
O show 'Mangue Psico-Tropicais', de Beto Ehongue & Canelas Preta, terá influencias reggae, funk, ska, samba e de elementos da cultura popular do Maranhão. Por fim, Hilton Quintanilha ( vocalista da Kazamata) fará um tributo – com direção musical de Beto Ehongue - , a Chico Science (ex-vocalista da Nação Zumbi), que neste mês completaria 48 anos. O tributo vai relembrar a batida forte do manguebeat, movimento que nasceu na década de 1990, em Recife, com a junção de ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop, funk rock e música eletrônica.
Grito Rock - Produzido de forma colaborativa desde 2007, o Grito Rock foi criado em Cuiabá (MT). Este formato permite que a cada edição mais produtores e artistas compartilhem experiências. Além de fomentar o cenário musical, o festival propõe possibilidades diversas de integração com outras linguagens artísticas. Nesta edição 2014, a 'Vende-se Vibe Produções' foi contemplada, através de edital, para produzir o evento em São Luís. As edições internacionais já chegam a 40 países, tendo edições na América Latina, Europa e África e novas edições na Ásia e Oceania. O idealizador do projeto é o coletivo Fora do Eixo.
SERVIÇO
O quê: Festival Grito Rock – 2014
Quando: Sexta-feira (dia 28)
Onde: Bar do Nelson (Avenida Litorânea)
Ingressos (R$ 20, 00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
OBS: Vendas somente no dia do evento
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.