BRASIL - Quase cinquenta anos após sua morte, a história de Ângela Diniz volta ao centro do debate público com o lançamento de Ângela Diniz: Assassinada e Condenada, nova produção da HBO Max estrelada por Marjorie Estiano. A série revisita um dos casos mais emblemáticos da luta contra a violência de gênero no Brasil, o assassinato da socialite pelo então namorado Doca Street, em 1976.
Quem foi Ângela Diniz
Nascida em 1944, em Belo Horizonte, Ângela Diniz rapidamente se tornou uma figura conhecida na alta sociedade mineira e carioca. Elegante, livre e considerada “transgressora” para a época, ela teve três filhos, mudou-se para o Rio de Janeiro e adotou um estilo de vida que atraía tanto admiração quanto críticas.
Ângela foi morta com quatro tiros em sua casa de praia em Búzios (RJ), em 30 de dezembro de 1976. O crime ocorreu após meses de relacionamento conturbado com Doca Street, marcado por controle, ciúmes e relatos de comportamento possessivo. A morte provocou comoção nacional e expôs com força a violência contra mulheres no país.
O julgamento que mudou o Brasil
O caso ganhou repercussão intensa durante o julgamento de Doca Street. Em sua primeira defesa, ele alegou “legítima defesa da honra”, tese usada por décadas para justificar femicídios. A estratégia resultou em uma condenação de apenas dois anos de prisão, gerando revolta e mobilizando movimentos feministas em todo o Brasil.
A pressão popular levou a um novo julgamento, em 1981, no qual Doca recebeu pena de 15 anos. Em 2023, o Supremo Tribunal Federal declarou a tese da “legítima defesa da honra” inconstitucional, reconhecendo que ela viola princípios fundamentais como dignidade humana, direito à vida e igualdade de gênero.
Elenco de Ângela Diniz: Assassinada e Condenada
Além de Marjorie Estiano no papel principal, a série reúne um elenco de peso. Antônio Fagundes interpreta Evandro Lins e Silva, advogado e ex-ministro do STF; Thiago Lacerda vive o colunista social Ibrahim Sued; Camila Márdila dá vida a Lulu Prado; e Yara de Novaes interpreta Maria Diniz.
O elenco conta ainda com Thelmo Fernandes, Renata Gaspar, Tóia Ferraz, Carolina Ferman, Joaquim Lopes, Emílio de Mello, Marina Provenzzano, Maria Volpe, Gustavo Wabner, Ester Jablonski, Pedro Nercessian, Deco Almeida, Stepan Nercessian, Daniela Galli, Priscila Sztejnman, Tatsu Carvalho, Charles Fricks e Alli Willow.
Veja trailer de “Ângela Diniz: Assassinada e Condenada”
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.