Cinema

Filme brasileiro 'Ainda Estou Aqui' é premiado com Melhor Roteiro no Festival de Veneza

Premiação é a primeira de um brasileiro desde 1981 na seleção oficial do evento italiano, um dos mais importantes do mundo.

Na Mira

Filme brasileiro 'Ainda Estou Aqui' é premiado com Melhor Roteiro no Festival de Veneza. (Foto: Divulgação)

VENEZA - O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, foi premiado com o título de Melhor Roteiro na 81ª edição do Festival de Veneza, realizada neste sábado (7). O longa, que marca o primeiro original Globoplay, traz em seu elenco grandes nomes como Fernanda Torres, Fernanda Montenegro e Selton Mello.

O enredo do filme é baseado na história real de Eunice Paiva, mãe de Marcelo Rubens Paiva, que dedicou 40 anos à busca de informações sobre seu marido, Rubens Paiva, desaparecido durante a ditadura militar no Brasil. Selton Mello interpreta Rubens Paiva, enquanto Fernanda Torres e Fernanda Montenegro dão vida a Eunice em diferentes fases de sua vida.

Walter Salles, ao comentar sobre a vitória, destacou a importância do roteiro para a construção do filme: "O prêmio de Melhor Roteiro abraça todo um filme, porque um roteiro é a sua argamassa. Nele, o Festival reconhece o trabalho destes roteiristas tão talentosos que são Murilo Hauser e Heitor Lorega, o livro incrível de Marcelo Rubens Paiva, a história de Eunice, Rubens e de seus filhos, e o nosso desejo de contá-la no cinema. É, portanto, um prêmio de uma grande importância simbólica".

Continua após a publicidade..

O diretor revelou que passou sete anos trabalhando no projeto e tem uma conexão pessoal com a história, já que, na juventude, frequentava a casa da família Paiva no Rio de Janeiro, de onde Rubens foi levado pelos militares no início da década de 1970, sem nunca mais retornar.

O filme também recebeu críticas positivas da imprensa internacional, com destaque especial para a atuação de Fernanda Torres. A produção, que é uma coprodução da Videofilmes, RT Features e Mact Productions, junto com Globoplay, Arte France e Conspiração, foi aplaudida por 10 minutos após a exibição no festival, de acordo com o site americano Deadline.

Ainda sem data de estreia no Brasil, Ainda Estou Aqui será lançado exclusivamente nos cinemas.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.