MUNDO - Uma notícia pegou os cinéfilos de surpresa nesta segunda-feira (5): David Lynch não poderá mais dirigir filmes presencialmente, por ter um enfisema, causado pelo tabaco.
Depois do susto inicial, o próprio cineasta divulgou uma carta esclarecendo que, apesar da doença pulmonar, está em excelente forma, cheio de felicidade e o principal, para alívio dos fãs, Lynch afirmou que nunca irá se aposentar. Ele agradeceu, ainda, o carinho e preocupação de todos e reiterou que parou de fumar há mais de dois anos.
Confira a íntegra da nota traduzida do diretor, responsável por clássicos como Twin Peaks e Cidade dos Sonhos:
"Senhoras e Senhores,
Sim, eu tenho enfisema devido aos muitos anos que passei fumando. Tenho que dizer que gostei muito de fumar, e realmente amo o tabaco - o cheiro, acender os cigarros, fumar - mas há um preço a pagar por esse prazer, e o preço para mim é o enfisema. Já parei de fumar há mais de dois anos. Recentemente, fiz muitos exames e a boa notícia é que estou em excelente forma, exceto pelo enfisema. Estou cheio de felicidade e nunca me aposentarei.
Continua após a publicidade..
Quero que todos saibam que realmente aprecio a preocupação de vocês.
Com amor, David"
Saiba o que é enfisema
O enfisema é uma doença pulmonar crônica que causa a destruição dos alvéolos, as pequenas bolsas de ar nos pulmões onde ocorre a troca de oxigênio e dióxido de carbono. Essa condição resulta em dificuldades respiratórias, sensação de falta de ar e diminuição da capacidade pulmonar.
O principal fator de risco para o desenvolvimento do enfisema é o tabagismo, mas a exposição a poluentes ambientais e a fatores genéticos também pode contribuir para a doença. O enfisema é parte do grupo de doenças conhecidas como doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Saiba Mais
- Moana 2 ganha pôster animado com o elenco principal da sequência
- Coppola é processado por assédio sexual por figurante de "Megalópolis"
- Casa de Rui Barbosa realiza mostra de filmes com curadoria de Silvio Tendler
- Nicole Kidman vence Melhor Atriz no Festival de Veneza, mas não comparece por luto
- Filme brasileiro 'Ainda Estou Aqui' é premiado com Melhor Roteiro no Festival de Veneza
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira