MARANHÃO - Com a chegada da época junina, muitos personagens ganham vidas, entre eles o Cazumbá, uma das figuras mais emblemáticas do São João do Maranhão. O personagem, meio bicho/homem, chegou a ser interpretado pelo pequeno Antonio Akim, de três anos, que ficou famoso após um vídeo seu vestido de Cazumbá viraliza nas redes sociais.
O vídeo foi postado pela mãe do pequeno e repercutiu na web após ele aparece vestido do personagem, que na tradição é responsável de limpar o terreiro para o boi brincar, no auto do bumba meu boi. "A gente coloca para ele que é uma brincadeira, não uma coisa séria. Ele pode brincar, correr, e quando vemos ele participando, é só alegria", contou o pai, Jackson Roger, que é cazumbá no Boi da Floresta.
Nos arraiais, o cazumbá costuma atrair olhares e encantar o público, mas também dar medo, principalmente em crianças. No entanto, ver um menino tão pequeno interpretando o personagem tem encantado os olhos dos brincantes. A mãe, Shamach Viana, explicou que não esperava tanta repercussão.
"Foi em um momento do dia a dia (a postagem). Eu sou influencer e faço uns vídeos. Ele estava experimentando a roupa e, de repente, o vídeo já estava com mil, dois mil, três mil curtidas... e me espantei com a proporção. É muito legal ver as pessoas elogiando, falando que a cultura ainda se mantendo viva e nós, que somos da cultura desde sempre, sempre valorizamos de passar para ele", contou a mãe, que é índia do Boi da Floresta.
Na última terça-feira (24), a família esteve no Bom Dia Mirante e a repórter Nice Ribeiro entrevistou o Antonio, que mostrou que já sabe como ser cazumbá.
"A gente acha muito importante essa tradição e repassar para os familiares. Então desde quando ele nasceu, ele já anda com o boi. Agora está tocando com a gente. O cazumbá, que é uma figura mística do boi, tem que ser respeitada e passada para frente. É dessa forma que a gente acredita, através da família e a união de todos que seguimos e valorizamos essa tradição do cazumbá", finalizou o pai.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Namira