São Luís receberá concerto internacional inédito hoje, 3 de setembro, às 19h, na Igreja do Rosário dos Pretos (Rua do Egito), como avant première para a edição 2013 do Festival de Música Barroca de Alcântara, que será realizada entre os dias 12 e 22 de dezembro em Alcântara, São Luís, Rosário e Bacabeira. O francês François Lazarevitch apresentará o recital '1000 Anos de Gaita de Fole na França', cumprindo tour a convite da Aliança Francesa de São Luís.
Lazarevitch, que junto com os Musiciens de Saint-Julien gravou seis discos na Alpha, unanimemente saudados pela crítica, possui o diploma dos conservatórios de Paris, Bruxelas, Versalhes e Toulouse. Além disso, detém certificado de aptidão em música antiga e diploma de Estado em música tradicional. Ele ensina flauta transversa barroca no Conservatório de Versalhes e é padrinho de uma turma da escola primária pública Saint-Exupéry de Sablé sur Sarthe.
O músico desenvolve prática instrumental e estilística única no seu gênero, dominando as técnicas e os saberes eruditos oriundos de inúmeros tratados antigos que sintetizou e aqueles hoje vinculados às músicas tradicionais, em primeiro lugar dos quais vem a maneira de tocar para a dança e a ornamentação. Para prolongar e compartilhar esta experiência, François Lazarevitch fundou, em 2005, o conjunto de música antiga Les Musiciens de Saint-Julien, que ele dirige pela França e no exterior nas salas e nos renomados festivais.
Festival
Este ano, o Festival de Música Barroca de Alcântara, uma iniciativa da Equinox do Brasil, destacará a música holandesa nos trópicos e acolherá oito grupos musicais, os quais apresentarão 14 concertos, além de diversas atividades pedagógicas. “O festival, diga-se de passagem, também representará o Maranhão em Paris e em Montpellier, no sul da Franca, em 2014, no Festival de Maguelonne. Lá, teremos diversos concertos dedicados às musicas luso-brasileira e maranhense. Em Paris, acontecerá na prestigiada Manufactures dos Gobelins, fundada no século XV e gerenciada pelo Ministério da Cultura da França, com concerto no dia 6 de junho”, disse Bernard Vassas, diretor da Equinox do Brasil e organizador do Festival de Música Barroca de Alcântara.
Discos - 1000 anos de Gaita de Fole na França é uma série de sete discos pela Alpha, patrocinada pelo Mécénat Musical Société Générale, na qual François Lazarevitch e Les Musiciens de Saint-Julien exploram os repertórios franceses da flauta e da gaita de fole. Esta série nos leva a descobrir a diversidade e a espantosa riqueza destes repertórios ligados à voz e à dança, num encontro mesclando passado, presente e futuro, onde o erudito conversa com o popular, o tenro com o enérgico, o refinado com o selvagem e assim por diante.
Lançado em 2010, o quinto volume da série foi recompensado pelo Diapason d’Or e o Choc, da revista Classica. O sexto volume da série, lançado em 12 de março de 2013, se intitula Je voy le bon tens venir. Ele é dedicado à música medieval do fim do século XIV e também foi agraciado com um Diapason d’Or. O lançamento do sétimo está previsto para 2015, pela Alpha.
Serviço
O quê
Concerto 1000 Anos de Gaita de Fole na França, como avant première para a terceira edição do Festival de Música Barroca de Alcântara
Quando
Dia 3 de setembro, às 19h
Onde
Igreja do Rosário dos Pretos, na Rua do Egito
Entrada franca
Programa
IDADE MÉDIA
Marcabru (av 1130-ap 1149)
L’autre ièr josta una sebissa (pastourelle)
Anônimo (trovador) - Belle Doette
Anônimo (XIIIº século) - La Quinte Estampie Real
Guillaume de Machaut (1300-1377) - Douce dame jolie (virelai)
RENASCIMENTO
Jehan Chardavoine (1576) - Une Jeune Fillette (pavana)
Claude Gervaise Troisième Livre de danseries (1557) - Bransle de Champaigne – Bransles gay
Thoinot Arbeau Orchésographie (1589)
Jouyssance vous donneray (Basse-danse)
Michaël Praetorius Terpsichore (1612)
Suíte de Gavotas
ÉPOCA BARROCA
Anônimo - À l’ombre d’un ormeau (brunette)
Charles Emmanuel Borjon de Scellery (1633-1691) - Suíte de branles de vilarejo
Joseph Bodin de Boismortier (1689-1755) Divertissement de Campagne
Prelúdio – Tamborim
Jean Hotteterre (1648-1732) – Sarabanda da Núpcia Campestre
Nicolas Chédeville (1705-1782) - A Divinité des Bois
Jean-Ferry Rebel (1666-1747) - Museta em Rondeau para flauta solo
ÉPOCA MODERNA
Batignolles-Clichy (valsa)
Jardin d’amour (lamento) – La Tricoutade (bourrée)
Suíte « de Nohant » Andantino [anotado par George Sand] - Bourrée d’Aurore Sand
Histoire du cabretaïre e le loup - Marcha nupcial de Bouscatel - Ai vist lo loup (bourrée)
Polka du Quartier
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.