Culinária

Prato maranhense ganha destaque em festival em São Paulo

O prato Arroz de Batiburu foi preparado pelo gastronômico Rafael Bruno.

Na Mira

Atualizada em 27/03/2022 às 11h31
Arroz de Batiburu é um prato genuinamente maranhense. (Divulgação /Assessoria)

IMPERATRIZ – A culinária maranhense vem ganhando cada vez mais destaque no país. O prato da vez foi o Arroz de Batipuru, apresentado pelo gastronômico maranhense, Rafael Bruno.

Com o prato, o chef representou o Maranhão com 130 profissionais de todos os Estados e do Distrito Federal, no Festival Fartura Gastronômica, realizado em São Paulo, no último fim de semana.

Rafael Bruno conta que levou para São Paulo influências gastronômicas do Estado desde a colonização até os dias de hoje. Sobre a origem da denominação “Batipuru”, ele explica que “é uma invenção de uma família de Caxias, donos de restaurante, que misturou a palavra ‘Batidinha’ (a vinagreira utilizada no preparo do arroz deve ser bem batidinha) com o nome do pássaro (Uirapuru) pois, no final, o prato fica colorido igual ao pássaro”.

Ingredientes

1 xícara (chá) de vinagreira lavada e batida

1 xícara (chá) de joão gomes ou bredo

1/4 xícara (chá) de azeite

3 dentes de alho amassados

1/4 xícara (chá) de pimentão verde cortado em tiras

1/4 xícara (chá) de pimentão amarelo cortado em tiras

1/4 xícara (chá) de pimentão vermelho cortado em tiras

1/4 xícara (chá) de cebola cortada em tiras

1/4 xícara (chá) de tomate sem pele cortado em tiras

1 xícara (chá) de quiabo cortado em cubos

1 xícara (chá) de maxixe cortado em cubos 400 g de camarões secos e salgados sem casca 1 litro de caldo de camarão

1/2 colher (chá) de pimenta do reino 4 xícaras (chá) de arroz cozido Sal a gosto

Modo de preparo

Lave a vinagreira e o joão gomes. Coloque as folhas para cozinhar na mesma panela, cobrindo-as com água. Deixe ferver por 10 minutos. Retire-as da água e pique-as. Reserve. Em uma panela, esquente o azeite e doure o alho. Acrescente os pimentões, a cebola e o tomate. Mexa e refogue por 3 minutos. Adicione o quiabo, o maxixe e os camarões já lavados. Mexa e refogue por mais 3 minutos.

Acrescente o caldo de camarão ao refogado. Junte a pimenta do reino e as folhas reservadas. Acrescente o arroz cozido e misture. Acerte o sal e tampe a panela. Deixe cozinhar em fogo brando por mais 10 minutos. Sirva quente. Rendimento: 4 porções Tempo de preparo: 30 minutos.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.