Trabalho Jovem

Inscrições para programa de bolsas de estágio abrem nesta segunda-feira no Maranhão

Podem se inscrever jovem de 17 a 25 anos que estejam cursando o ensino médio, técnico ou superior, EJA ou educação especial.

Imirante, com informações da Seinc

Atualizada em 01/04/2024 às 08h21
Para se inscrever, o estudante deve acessar o site. (Foto: Divulgação)

SÃO LUÍS - Jovens, de 17 a 25 anos, que desejam concorrer a bolsas de estágio do programa Trabalho Jovem – Eixo Estágio Social 2024 podem se inscrever a partir desta segunda-feira (1º). Para se candidatar, o jovem deve estar cursando o ensino médio, técnico ou superior, Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou educação especial. 

Neste primeiro momento, as informações irão compor um banco de dados, que estará disponível para avaliação e seleção da coordenação do programa ao longo de todo ano.

Para se inscrever, o estudante deve acessar o site https://trabalhojovem.ma.gov.br/ e preencher a ficha de inscrição. A previsão de chamamento para as vagas é a partir do mês de junho, conforme cronograma a ser divulgado pelo governo do Maranhão.

Sobre o programa Trabalho Jovem

Criado por meio da Lei nº 11.384/2020 e regulamentado pelo Decreto Estadual nº 36.486/2021, o programa Trabalho Jovem é uma iniciativa voltada para a geração direta de oportunidades a jovens maranhenses.

Estímulo à inserção no mercado de trabalho, o programa teve a sua continuidade garantida pela Lei nº 11.867/2022, gerando mais oportunidades aos jovens maranhenses.

Em adesão a visão municipalista do Governo do Maranhão, em 2023, o programa teve a sua maior cobertura, alcançando o número de 56 municípios contemplados com estagiários advindos do Trabalho Jovem. Foram 2.500 jovens que abraçaram a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho por meio do programa. Eles receberam mensalmente uma bolsa no valor de R$ 600.

Após o encerramento do estágio, 91 permaneceram como estagiários em empresas credenciadas no Trabalho Jovem e 31 foram contratados conforme a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT).

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.