Polícia

Plantão Central da Beira-Mar é transferido

Plantão de polícia passou a funcionar em novo prédio localizado no Parque do Bom Menino.

Imirante.com

Atualizada em 27/03/2022 às 11h48
Plantão Central deixou de funcionar na Beira-Mar. (Flora Dolores / O Estado)

SÃO LUÍS – A Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) informa que, a partir desta sexta-feira (28), o Plantão Central da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA), na Beira-Mar, passou a funcionar em novo prédio localizado na avenida Alexandre de Moura, nº 9, no bairro do Apicum, em frente ao Parque do Bom Menino.

A SSP informa, ainda, que o 1º Distrito Policial (DP) do Centro e a Delegacia do Idoso, também, já estão funcionando no local. O local deve abrigar, ainda, as delegacias de Costumes, de Meio Ambiente e Fazendária e, ainda, a Policia Interestadual (Polinter).

A mudança estava prevista, incialmente, para o primeiro semestre deste ano: na época, em entrevista ao Imirante.com, a delegada-geral da Polícia Civil do Maranhão, Cristina Meneses, esclareceu os motivos que levaram à mudança. "Primeiramente, as condições de funcionamento ali, que estavam insalubres até. O prédio foi se deteriorando, e não há interesse do Estado em produzir uma reforma ali, porque o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) vai transformar todo aquele prédio da RFFSA em museu. Inclusive, já nos pediram para esvaziar o prédio", disse.

Um dos prédios mais imponentes do Centro Histórico da capital maranhense vai ser revitalizado e transformado em um Complexo Cultural e Turístico. A recuperação será feita com recursos do PAC Cidades Históricas. Ao lado da edificação, encontra-se a primeira locomotiva a vapor, que completou 100 anos, e hoje está exposta ao sol, salitre e chuva. Sua estrutura tem sido corrida pela ferrugem. Importada da Alemanha, a locomotiva, cujo trem inspirou o compositor maranhense João do Vale no transporte de passageiros entre São Luís e Teresina, parou suas atividades na década de 1980. A locomotiva, que recebeu o nome de Benedito Leite, então governador do Estado e idealizador do projeto sobre a Estação João Pessoa, será recuperada.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.