São João

Projeto Quinta Cultural reverencia os festejos juninos

Bicho Terra, Axixá e forro-pé-de-serra animam o arraial instalado na sede social do Basa.

Imirante

Atualizada em 27/03/2022 às 12h53

SÃO LUÍS - Um terreiro recheado de cultura popular, com o melhor dos folguedos locais é o que promete mais uma edição do Projeto Quinta Cultural do Banco da Amazônia, que este mês homenageia Santo Antônio, São João, São Pedro e São Marçal com Arraial da Quinta. O evento, marcado para começar às 21h de sexta-feira, dia 18, na sede social do Basa (Calhau), terá caráter beneficente e os ingressos podem ser trocados por 2kg de alimentos não perecíveis, que serão destinados às entidades filantrópicas cadastradas pela instituição.

A organização do arraial explica que, excepcionalmente, este mês a festa acontecerá na sexta-feira, ao invés da quinta, como tradicionalmente ocorre. “Vamos fazer o evento na sexta, pois é uma festa que se prolonga, então pensamos no público, que pode curtir um pouco mais sem ter que pensar no trabalho no dia seguinte”, explica o superintendente do Banco da Amazônia no Maranhão, Luiz Euclides Barros Feio.

Além de exercitar a solidariedade, quem for ao arraial poderá se divertir com uma programação que contemplará grupos de bumba-meu-boi como Axixá e também a Cia. Barrica, além de forró pé-de-serra, quadrilha e o grupo Revelação, de Carutapera.

De acordo com Luiz Euclides Barros Feio, a idéia do arraial, que já é uma tradição na cidade, é o mesmo que norteia as outras edições do Projeto Quinta Cultural.

- Continuamos a valorizar a cultura local e ampliamos o projeto em junho já que nossa meta é arrecadarmos mais alimentos - frisa.

A grande pedida da noite serão os grupos de bumba-meu-boi. O boi de Axixá, por exemplo, promete fazer bonito no terreiro e encantar os presentes com suas índias e vaqueiros, trajados com indumentárias ricamente adornadas e coreografias próprias.

Já o Barrica promete não deixar ninguém parado. Comandado pelo cantores Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, a trupe envolverá os presentes com coreografias elaboradas ao som de sucessos já consagrados pelo público.

Projeto Quinta Cultural

Este ano, o Quinta Cultural completa 10 anos. Como tradicionalmente acontece, em junho o projeto ganha um novo formato e sai dos palcos teatrais - onde tradicionalmente acontece - para a sede social do banco. Tudo para dar espaço aos festejos populares.

O projeto teve início em agosto de 2000, em Belém (PA), e em 2002 foi estendido para as 13 capitais onde o banco atua. De acordo com Luiz Euclides Barros Feio, o Quinta Cultural reúne o social, cultural, econômico e filantrópico em um só evento.

O projeto Quinta Cultural tem como objetivos valorizar, promover e divulgar a cultura regional, contribuindo para o surgimento de novos talentos, possibilitando o intercâmbio dos diversos artistas da região por meio do intercâmbio de apresentações nas diversas cidades onde o banco atua, além de possibilitar momentos de lazer aos funcionários, reativar campanhas de solidariedade, entre outros.

Serviço

PROJETO

Quinta Cultural

QUANDO

Sexta-feira, dia 18, às 21h

ONDE

Sede Social do Banco da Amazônia (Calhau)

INGRESSOS

Podem ser trocados por 2kg de alimentos não perecíveis (praça Pedro II e no local

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.