SÃO LUÍS - A população com idade superior a 60 anos será alvo da décima edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso que terá início no próximo dia 26, sábado, das 8h às17h, em todo o país. A campanha, que tem como slogan “Não deixe e gripe te derrubar! Vacine-se!”, pretende imunizar 14,5 milhões de pessoas com 60 anos ou mais contra a gripe. No Maranhão, a intenção é imunizar 377.910 idosos. A campanha se estenderá até o dia 9 de maio.
Em São Luís, a meta é vacinar 70% da população de idosos da capital. Serão 18.901 idosos, entre 60 e 64 anos, e 39.286 com mais de 65 anos. “Nossa meta é vacinar o maior número de idosos possível. É importante que todos sejam vacinados, a fim de evitar doenças. É comprovada a eficiência da vacina que já diminuiu o risco de contrair gripe em 60% dos casos”, explica Terezinha Abreu, Secretária Municipal de Saúde.
Serão 120 pontos de vacinação, sendo as 83 Unidades de Saúde e mais alguns pontos estratégicos. “O importante é que as pessoas compareçam aos pontos de vacina e que não deixem para a última hora. Vale destacar que é sempre bom levar o cartão de vacinação”, alerta Ana Clara Batalha, coordenadora de Epidemiologia.
Orientações - A vacina diminui o risco de contrair a doença em até 90% dos casos. A vacina leva duas semanas para produzir efeito e deve ser tomada todos os anos. Os vírus presentes na vacina estão mortos e não podem se reproduzir e provocar a doença. Isso significa que a vacina não causa gripe.
Qualquer idoso pode tomar a vacina. Só não podem ser vacinados aqueles que têm um quadro raríssimo de alergia comprovada à proteína do ovo, uma vez que a dose é produzida em embriões de galinha. Quem teve dengue recentemente deve aguardar a estabilização do quadro para se imunizar contra a gripe.
O Brasil é um dos poucos países que oferecem gratuitamente a vacina para maiores de 60 anos. As campanhas de vacinação de idosos começaram em 1999. Milhões de pessoas são vacinadas todos os anos no país.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.