SÃO LUÍS - O Núcleo de Monitoramento de Florestas da Superintendência do IBAMA/MA realizou um curso de geoprocessamento na sede do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no município de Barreirinhas, no período de 25 a 29 de fevereiro.
O curso foi ministrado pelo analista ambiental bacharel em Ciências da Computação Adelquis Stanley Monteiro a um grupo de nove funcionários, sendo três analistas, cinco técnicos e uma estagiária, numa ação conjunta envolvendo o IBAMA e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.
O curso foi dividido em dois módulos, o primeiro referiu-se às ferramentas de auxílio ao trabalho de campo, em que foram abordadas noções de cartografia, uso do GPS e do programa TrackMaker. São ferramentas úteis para navegação, verificação de coordenadas geográficas, mapeamento e cálculo do tamanho de áreas, e outras funções.
Continua após a publicidade..
O segundo módulo tratou mais especificamente do programa ARCGIS e foi ministrado a três analistas, um técnico e uma estagiária. Este software é um sistema de informações geográficas que permite a criação de bancos de dados espaciais, mapas, análise e processamento de imagens de satélite. Será uma ferramenta útil para o estudo geográfico e sócio-econômico do Parque Nacional sob o ponto de vista dos moradores dos povoados situados nos limites dessa unidade de conservação.
O evento em Barreirinhas foi uma continuação da capacitação realizada em novembro de 2007 na cidade de São Luís, com a coordenação de técnicos do Centro de Sensoriamento Remoto (CRS) do IBAMA em Brasília. Desde então o NUMOF ficou responsável pela disseminação desses conteúdos para as unidades descentralizadas do IBAMA/ICMBio no estado do Maranhão.
As informações são do Ibama-MA.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Serviços