BRASÍLIA - Os estudantes de baixa renda poderão, a partir de agora, financiar integralmente seus cursos em universidades privadas. O Senado aprovou, O projeto de lei que possibilita o financiamento de 100% do valor Programa de Financiamento Estudantil (Fies).
Criado em 1999, o Fies atende estudantes que não têm condições financeiras de arcar com os custos de cursos em instituições privadas.
O projeto, agora, vai para a sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Para garantir o Fies, o estudante tem que estar matriculado em instituições cadastradas no programa e ter avaliação positiva nos processos realizados pelo Ministério da Educação.
Dados da Caixa Econômica Federal (CEF), que faz os empréstimos, demonstram que em 2006 aderiram ao programa 449.786 estudantes.
Continua após a publicidade..
O projeto aprovado prevê, ainda, a possibilidade de se usar recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para pagar as parcelas do financiamento.
A líder do bloco governista, Ideli Salvati (PT-SC), tentou derrubar esta alternativa mas foi vencida em plenário. Ela comunicou, no entanto, que o presidente deve vetar este artigo uma vez que os recursos do FGTS, constitucionalmente, devem ser utilizados para investimentos em moradia e saneamento básico.
Atualmente, o limite de financiamento dos cursos superiores é de 50%. Além de financiar 100%, o projeto também estende a possibilidade de utilização do Fies para cursos de mestrado e doutorado.
O projeto prevê taxas de juros anuais que variam de 3,5% a 6,5% ao ano para cursos de graduação, mestrado e doutorado. A dívida também poderá ser quitada com descontos na folha de pagamento.
Saiba Mais
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Serviços