UFMA: Vestibular mantido para janeiro

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h35

SÃO LUÍS - UFMA manteve também a realização do PSG para o mesmo mês e hoje deve publicar o edital deste seletivo

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Fernando Ramos, anunciou ontem, durante a abertura do III Congresso de Professores da instituição, que o edital do Programa de Seleção Gradual (PSG) da UFMA será publicado até hoje, e prevê a realização do concurso a partir do dia 15 de janeiro de 2006.

Ele acrescentou ainda que o vestibular tradicional também está mantido para o início do próximo ano.

“A expectativa da UFMA é que, até o final do mês de fevereiro de 2006, tanto o vestibular tradicional quanto o PSG já estejam concluídos”, disse o reitor.

Fernando Ramos ressaltou que isto só está sendo possível graças à compreensão dos grevista locais. “Isso prova que este movimento é comprometido com a sociedade”, destacou ele.

Recentemente, o Conselho Universitário da UFMA aprovou uma moção de apoio à greve das instituições de ensino superior deflagrada no país há quase dois meses. Depois dessa manifestação, poucos são os departamentos que ainda resistem à paralisação.

“Nós apoiamos a greve porque a universidade está passando por dificuldades e este congresso acontece também num momento importante, em que o governo faz cortes no orçamento das instituições e a gente precisa buscar recursos em outras fontes, por meio de emendas parlamentares”, disparou o reitor.

Ramos lembrou que é compromisso da instituição repor as aulas, refazendo o calendário, assim que os professores decidirem pela suspensão do movimento grevista.

Continua após a publicidade..

“Os alunos devem estar cientes de que vamos reformular o nosso calendário de forma que os prejuízos sejam os menores possíveis”.

50 dias

Hoje, a greve de professores e servidores administrativos da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) completa 50 dias e até o momento nenhum acordo entre o Governo Federal e o movimento nacional de greve foi fechado. Sem deixar de lado a luta por melhores salários e condições de trabalho, a Associação dos Professores da instituição (Apruma) realizará até amanhã, no campus do Bacanga, o III Congresso de Professores, que tem como tema “A UFMA e os desafios do Maranhão no século XXI”.

O vice-presidente da Apruma, Welbson Madeira, disse que o governo já está sentando com o movimento grevista para discutir a pauta de reivindicações. Isso, segundo ele, se deve ao trabalho de mobilização dos deputados estaduais e federais.

“Falamos comtodos esses parlamentares e eles estão fazendo pressão para que o governo nos atenda e estude melhor as nossas propostas”, disse.

Reajuste de 18% e incorporação das gratificações concedidas nos últimos anos são as principais reivindicações da categoria.

“Na verdade, estamos pedindo a implementação de um plano de recomposição salarial, que prevê este adiantamento de 18% mais a paridade entre os ativos e inativos”.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.