UEMA: 865 candidatos faltam ao primeiro dia do Pases

O Estado do Maranhão

Atualizada em 27/03/2022 às 14h45

SÃO LUÍS - O primeiro dia de provas da Fase Única do Programa de Acesso Seriado ao Ensino Superior (Pases) da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) foi realizado com tranqüilidade, mas houve faltosos. Do total de 15.621 candidatos inscritos, 865 (5,5%) deixaram de fazer as provas, distribuídas em 11 municípios do estado.

Ontem, os candidato responderam 63 questões objetivas correspondente ao 1º ano do Ensino Médio. Hoje, os concorrentes da Fase Única e mais 1.817 inscritos na 2ª Fase, responderão ao mesmo quantitativo de quesitos relativos ao 2º ano do Ensino Médio.

Os testes começaram às 14h e quem chegou fora do horário estabelecido pela organização do concurso ficou do lado de fora e teve de adiar para o próximo ano o sonho de garantir uma vaga na universidade.

A estudante Isabel Pérola França, 17 anos, chegou sete minutos após o portão da Escola Modelo Benedito Leite ter sido fechado para o início das provas. Ela disse que apesar de morar no Centro, não conseguiu chegar a tempo para fazer os testes.

“Culpo a mim mesmo por ter chegado atrasada. Vim andando de casa, pensando que daria tempo e não consegui entrar. Agora só me resta tentar uma nova chance ano que vem”, disse a estudante.

De acordo com o coordenador do concurso na Escola Modelo, professor José Magno Martins Bringel, não foi registrado na unidade escolar outros casos semelhantes ao da estudante Isabel França.

“Tudo foi bastante tranqüilo. As provas foram iniciadas às 14h e acabaram às 18h”, comentou o coordenador.

Continua após a publicidade..

Antes de entrar nas salas, todos os 480 alunos que fizeram provas na Escola Modelo foram revistados. Os estudantes que estavam portando aparelhos de telefone celular tiveram que deixá-los sob a responsabilidade da direção do concurso. Somente na Escola Modelo foram retidos 125 aparelhos de celular que estavam de posse dos inscritos.

Segurança

A segurança foi redobrada para evitar fraudes e não provocar a interrupção do processo normal de aplicação das provas.

Segundo o professor Hamilton Almeida, que coordenou os testes aplicados no prédio do curso de Agronomia, não houve qualquer incidente grave.

“Aqui no prédio de Agronomia, as provas começaram dentro do horário previsto e contamos com uma equipe treinada para evitar qualquer tentativa de fraude na seleção dos inscritos”, ressaltou o professor Hamilton Almeida.

Ele disse que as provas só puderam ser entregues aos estudantes após o término do horário estabelecido pela organização.

O concurso está sendo realizado nas cidades de São Luís, Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú e São Bento.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.