Alunos da rede pública estão isentos da taxa de vestibular

Atualizada em 27/03/2022 às 14h57

SÃO LUÍS - Os alunos de escolas públicas estão isento da taxa de vestibular da UFMA (Universidade Federal do Maranhão). A Justiça Federal acatou o pedido da Umes (União Municipal dos Estudantes Secundaristas) pedindo a isenção da taxa. A liminar vale para todo o Estado.

A notícia foi comemorada pelo presidente da Umes, Raimundo Penha. “Isso de fato é promover o acesso democrático ao ensino superior’, declara. A entidade deu entrada na isenção para estudantes de escolas públicas nesta úlltima quarta-feira. A decisão foi tomada depois do reajuste de 25% e 26% na taxa do vestibular e PSG, decidido pelo Conselho da Ufma.

A medida irá beneficiar cerca de 200 mil estudantes em todo Estado. A liminar foi concedida pelo juiz federal da 5ª Vara, José Carlos Madeira. De acordo com o texto,a liminar foi concedida ante as condições de pobreza do Estado do Maranhão, no qual a população está relegada a uma das piores índices sociais do país e por discordar dos critérios de seleção imposto aos candidatos concorrentes ao processo de isenção realizado pela Ufma.

Continua após a publicidade..

A liminar suspende a cobrança de taxa do vestibular 2005 e PSG (Programa de Seleção Gradual) para todos que já se inscreveram no processo de isenção e para os estudantes matriculados e egressos de escolas públicas.

Com as informações a Assessoria da Umes.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.