Oportunidade

Ministério Público do Trabalho no Maranhão lança edital de seletivo de estágio

Inscrições são gratuitas e começam hoje (13), a partir de meio-dia.

Divulgação / MPT-MA

Atualizada em 27/03/2022 às 11h05
Ministério Público do Trabalho no Maranhão lança edital de seletivo de estágio nesta sexta-feira (13). (Foto: Divulgação)

MARANHÃO - O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) lançou, nesta sexta(13), o edital do seletivo de estágio nas áreas de Administração, Direito, Informática, Jornalismo e Segurança do Trabalho (tecnólogo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site www.prt16.mpt.mp.br, a partir das 12h desta sexta-feira (13). O prazo encerra dia 19/11.

O seletivo é para preenchimento de vagas e formação de cadastro de reservas para a sede do MPT-MA, em São Luís (todas as áreas), e para as Procuradorias do Trabalho de Caxias e Imperatriz (somente Direito). Vale lembrar que o estágio da PTM de Caxias será cumprido em Teresina, devido à redistribuição temporária do órgão para PRT 22.

Ao preencher o formulário de inscrição, o interessado deve anexar arquivo eletrônico contendo declaração de matrícula ou histórico escolar emitidos pela instituição de ensino, que comprove a matrícula no 4º semestre ou posterior (Administração, Jornalismo, Direito e Informática); e no 3º semestre ou posterior (Tecnólogo em Segurança do Trabalho).

Somente serão admitidos no estágio os estudantes que comprovem ter concluído, na data da contratação, o mínimo de 40% da carga horária ou dos créditos exigidos pelo respectivo curso superior, independente do semestre em que estejam formalmente matriculados.

Poderão participar do seletivo os alunos das seguintes instituições de ensino conveniadas com o MPT-MA: CEST, ESTÁCIO DE SÃO LUÍS; FACAM; FESCEMP; IFMA; IFES; IMEC;UEMA; UNDB; UFMA; UNICEUMA; PITÁGORAS; AESPI – TERESINA; UNIFSA - TERESINA; FUESPI -TERESINA; ICEV – TERESINA; UNINOVAFAPI – TERESINA; UFPI
– TERESINA; UNISULMA – IMPERATRIZ, FEST - IMPERATRIZ.

Do total de vagas, 10% serão reservadas para pessoas com deficiência e 10% para cotas de minorias étnico-raciais. A comprovação da deficiência será feita mediante laudo médico. No caso do sistema de cotas, haverá entrevista e análise da renda familiar. 30% das vagas serão reservadas para os candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos no ato da inscrição.

Aplicação das provas

Por conta da situação de pandemia ao qual o mundo inteiro enfrenta e com o objetivo de resguardar a segurança e saúde dos candidatos, a prova deste ano será aplicada em ambiente virtual, de forma integralmente remota. A previsão é que as provas sejam aplicadas no dia 26 de novembro às 14h30 (data provável), em plataforma virtual. A plataforma cuja a prova será realizada vai ser divulgada através de edital publicado no endereço eletrônico da Procuradoria Regional do Trabalho da

Continua após a publicidade..

16ª Região ( www.prt16.mpt.mp.br/servicos/seletivo-de-estagiarios, menu: Serviços/Seletivo de Estagiários), com antecedência mínima de 03 (três) dias, ficando os candidatos obrigados a consultá-lo periodicamente.

Duração das provas

As provas de direito, tanto a objetiva quanto a discursiva, serão aplicadas conjuntamente e terão a duração total de 4 (quatro) horas. Já as provas objetiva e discursiva para as áreas de COMUNICAÇÃO SOCIAL (JORNALISMO), INFORMÁTICA, ADMINISTRAÇÃO e SEGURANÇA DO TRABALHO serão aplicadas conjuntamente e terão a duração total de 3 (três) horas.

Conexão de internet

No edital, de convocação para a aplicação das provas indicará, ainda, os endereços eletrônicos e os procedimentos necessários para o acesso à plataforma virtual a ser utilizada na realização das provas, assim como os requisitos básicos para conexão. A Procuradoria Regional do Trabalho da 16ª Região não se responsabilizará por falhas de ordem técnica dos computadores e dispositivos móveis utilizados pelos candidatos, bem como por falhas de comunicação, de conexão ou outros fatores de ordem técnica que impossibilitem a transferência de dados durante a aplicação das provas.

Valor da bolsa

A jornada de estágio será de 20 horas semanais. Além da bolsa mensal de R$ 850,00, o estagiário receberá auxílio-transporte de R$ 7,00 por dia efetivamente estagiado. O MPT-MA também assegura recesso remunerado de 30 dias aos estagiários que recebem bolsa.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.