Qualificação

Abertas inscrições para as capacitações do Projeto ABC Cerrado

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, no site do Senar.

Imirante Imperatriz, com informações da Assessoria.

Atualizada em 27/03/2022 às 11h36
(Divulgação / Assessoria )

IMPERATRIZ – Estão abertas as inscrições de produtores e técnicos ligados ao setor agropecuário para as capacitações do Projeto ABC Cerrado. Os cursos são gratuitos e o participante poderá escolher uma das quatro tecnologias sustentáveis de produção para ser capacitado: recuperação de pastagens degradadas, integração lavoura-pecuária-floresta, sistema plantio direto e florestas plantadas.

As inscrições devem ser feitas, exclusivamente, por meio do preenchimento de uma ficha disponível no site do Senar. Os treinamentos têm carga horária de 56 horas, divididos em quatro encontros. As vagas são limitadas e a previsão é que as capacitações comecem em fevereiro.

“A Capacitação é a porta de entrada dos produtores rurais no projeto. O ABC Cerrado fornece, ainda, de forma gratuita ao produtor, assistência técnica e gerencial, mas para poder contar com essa consultoria ele precisa fazer uma das quatro capacitações”, esclarece o coordenador técnico do ABC Cerrado, Mateus Tavares.

A expectativa é que, até o fim do primeiro semestre de 2016, sejam atendidos, aproximadamente, 4.200 produtores e técnicos. “O Senar enxerga que este tema é cada vez mais importante. É um dos principais fatores para a redução de custos e aumento da produção, além de ajudar o produtor a organizar a sua propriedade economicamente”, explica.

O Projeto ABC Cerrado é uma ação conjunta do Senar, do Ministério da Agricultura e da Embrapa. A iniciativa difunde e incentiva a adoção de práticas sustentáveis para a redução das emissões de gases de efeito estufa e sensibiliza o produtor para que ele invista na propriedade para impulsionar produtividade e renda, mantendo o meio ambiente preservado.

O ABC Cerrado atende oito Estados do Bioma Cerrado: Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Bahia, Piauí, Minas Gerais e o Distrito Federal. O projeto é desenvolvido durante três anos, com a promoção dos quatro processos tecnológicos. Ao todo, 12 mil produtores rurais vão receber capacitação.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.