Dinheiro

Auxílio Gás: pagamento do benefício segue até 31 de outubro

Com duração prevista até o fim de 2026, o programa beneficia 5,01 milhões de famílias.

Imirante, com informações da Agência Brasil

O Auxílio Gás é pago duas vezes a cada semestre e segue o calendário do Bolsa Família. (Foto: Reprodução/TV TEM)

BRASIL - O Auxílio Gás de outubro no valor de R$ 108 continua sendo pago aos brasileiros. O benefício é voltado para inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) com Número de Inscrição Social (NIS). Nesta terça-feira (28) é a vez dos beneficiários com NIS de final 7.

Com duração prevista até o fim de 2026, o programa beneficia 5,01 milhões de famílias. Com a aprovação da Emenda Constitucional da Transição, no fim de 2022, o benefício foi mantido em 100% do preço médio do botijão de 13 quilos.

Pagamentos até 31 de outubro para beneficiários com NIS final 0

O benefício é pago duas vezes a cada semestre e segue o calendário do Bolsa Família, com pagamentos até 31 de outubro, para beneficiários com NIS final 0.

Só pode receber o Auxílio Gás quem está incluído no CadÚnico e tenha pelo menos um membro da família que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

A lei que criou o programa definiu que a mulher responsável pela família terá preferência, assim como mulheres vítimas de violência doméstica.

Neste mês, o investimento do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome para o Auxílio Gás é de pouco mais de R$ 542 milhões.

Estado de emergência ou calamidade 

O pagamento do Auxílio Gás não seguirá o calendário escalonado para mais de 66,67 mil famílias que residem nos 39 municípios de seis estados brasileiros que tiveram situação de emergência ou estado de calamidade pública reconhecidos pelo Governo Federal. As famílias já poderão movimentar o benefício nesta segunda-feira (20).

Gás do povo

Em setembro, o governo federal lançou o programa Gás do Povo, que vai gradualmente substituir o Auxílio Gás.

Em vez do benefício em dinheiro, as famílias vão retirar a recarga do botijão de gás em revendedoras credenciadas.

O novo programa pretende triplicar o número de favorecidos, alcançando cerca de 15 milhões de famílias.

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.