Oportunidade

Jovens Embaixadores 2024: aberto prazo de pré-cadastro on-line

Interessados em participar podem se informar e preencher o pré-cadastro até o dia 13 de agosto pela internet.

Imirante, com informações do IFMA

Atualizada em 01/08/2023 às 09h06
Pré-cadastro vai até o dia 13 de agosto pelo site oficial do programa. (Foto: Reprodução)

SÃO LUÍS - Está aberto o período de pré-cadastro on-line para a seleção do programa Jovens Embaixadores 2024, uma iniciativa que proporciona a estudantes brasileiros a oportunidade de representar o país no exterior. Interessados em participar podem se informar e preencher o pré-cadastro até o dia 13 de agosto de 2023 por meio do site oficial do programa.

O Programa Jovens Embaixadores (Youth Ambassadors, em inglês) é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado estadunidense que promove mobilidade de curta duração nos Estados Unidos para estudantes brasileiros que cursem o ensino médio na rede pública e que por meio de iniciativas, pequenas ou grandes, se destaquem em suas respectivas comunidades, promovendo bem-estar social e demonstrando possuir capacidade de liderança, espírito empreendedor, bom desempenho acadêmico, atitudes positivas e conhecimentos de língua inglesa.

O programa ocorrerá entre os meses de janeiro e fevereiro, primeiramente com uma orientação pré-partida e entrevista de visto no Brasil. Estão incluídas passagens aéreas domésticas e internacionais de ida e volta dos EUA, bem como hospedagem e alimentação no Brasil e nos EUA durante a implementação do programa, os demais gastos (solicitação de passaporte, deslocamentos durante o processo seletivo, despesas pessoais durante a viagem entre outros) são de responsabilidade do participante. A seleção ficará a cargo da Embaixada e dos Consulados dos Estados Unidos.

Para se candidatar, os estudantes precisam atender a uma série de critérios estabelecidos pela organização do programa:

Ter nacionalidade brasileira;

Ter entre 15 e 18 anos durante a duração do programa;

Cursar o ensino médio na rede pública brasileira. É preciso estar cursando ao menos o 1º ano do ensino médio em 2023.

Ter boa fluência oral e escrita em inglês;

Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior;

Continua após a publicidade..

Jamais ter viajado para os Estados Unidos;

Pertencer à camada socioeconômica menos favorecida;

Ter excelente desempenho escolar;

Ter perfil de liderança e iniciativa;

Ser uma pessoa comunicativa;

Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;

Possuir engajamento ativo em iniciativa(s) de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade por pelo menos seis meses.

Os interessados em se candidatar devem ler atentamente o edital completo, que descreve os critérios de participação, documentos necessários e demais informações relevantes para o processo seletivo. 

Veja o edital

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.