Crianças e adolescentes

Dia D de Multivacinação em São Luís tem presença do ministro Marcelo Queiroga

Evento realizado no Parque do Bom Menino integra campanha nacional que visa imunizar crianças e adolescentes menores de 15 anos

Atualizada em 11/10/2022 às 12h15
Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga (esquerda), disse que campanha visa ampliar a cobertura vacinal em todo o país (vacina)

São Luís - Mais de 70 pontos de imunização em São Luís foram colocados à disposição dos pais para levarem seus filhos menores de 15 anos (até 14 anos, 11 meses e 29 dias) no Dia D da Campanha de Multivacinação, realizado neste sábado (16). A ação, lançada no Parque do Bom Menino, teve a presença do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e do prefeito Eduardo Braide.

A campanha, que ocorre em todo o país, está ofertando 18 tipos de vacina e visa atualizar a carteira de crianças e adolescentes. Estão sendo disponibilizadas vacinas BCG, Hepatite B, Penta, Polio, Polio oral, Polio inativada, Rotavírus, Pneumocócica 10- valente, Meningocócica C, Febre amarela, DTP, entre outras.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, lembrou que desde que o Programa Nacional de Imunizações (PNI) teve início, os brasileiros têm a tradição ir aos postos de vacinação para se proteger contra doenças. “Isso só é possível porque profissionais qualificados da saúde trabalham nas salas de vacinação no Brasil. Muito obrigado! Nós temos que ampliar a cobertura vacinal em relação a doenças que acometem nossas crianças”, disse o ministro.

O secretário de Vigilância em Saúde (SVS), Arnaldo Medeiros, reforçou que a campanha de multivacinação reflete a grande capilaridade do PNI e do esforço conjunto do Sistema Único de Saúde (SUS). “Hoje no Brasil inteiro, de norte a sul, de leste a oeste, todas as Unidades Básicas de Saúde estão envolvidas em vacinar a nossa população-alvo para garantir cada vez mais a erradicação e o controle de determinadas doenças”, reessaltou.

São mais de 45 mil salas de imunização em todo o país destinadas para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos (14 anos 11 meses e 29 dias). Ao todo, são 18 imunizantes disponíveis no calendário nacional de vacinação. A estratégia da campanha incentiva a imunização e evita que os pais retornem mais de uma vez ao posto para vacinar suas crianças e adolescentes.

É fundamental que a população-alvo compareça aos serviços de saúde, levando o cartão ou caderneta de vacinação, para que os profissionais possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada, ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado no calendário.

Mobilização

Cleane Menezes, que mora perto do parque Bom Menino, local do evento, viu a mobilização e trouxe seu filho Gabriel Mendes para saber se estava tudo em dia. “Eu tenho sempre o cuidado de levá-lo na pediatra e no posto de saúde para para dar uma olhada. Eu vim só por precaução mesmo. Eventos assim são maravilhosos porque animam as pessoas a cuidar da saúde”, disse.

Essa ação vem sendo realizada desde o início deste mês. Pessoas que estão na faixa etária da Campanha Multivacinação podem se imunizar normalmente, ainda que tenham tomado recentemente a vacina contra a Covid-19, conforme especifica a Nota Técnica Nº 1203/2021 do Ministério da Saúde.

Seguindo a determinação dos órgãos sanitários, no ato da vacinação, as equipes adotarão todas as medidas de proteção, recomendando-se que as crianças e adolescentes, além dos responsáveis, compareçam aos locais utilizando máscaras, como medida de proteção contra a Covid-19.

Além do Dia D que acontece neste sábado (16), as vacinas continuarão disponíveis de segunda-feira à sexta-feira nas unidades da rede municipal de saúde das 8h às 17h. Aos sábados, locais do Programa Saúde na Hora, do Governo Federal, estão abertos para receber demandas referentes à campanha de multivacinação das 7h ao meio-dia.

SAIBA MAIS

UNIDADES DISPONÍVEIS DIA D CAMPANHA MULTIVACINAÇÃO

C.S da Liberdade

C.S Bezerra de Menezes

USF do São Francisco

C.S. Vila Bacanga

U. M. Itaqui Bacanga

C. S. Clodomir P. Costa

C. S. Valdecy Eleoteria Martins

C. S. São Raimundo

C. S Yves Parga

C.S. Vila Nova

Hospital Aquiles Lisboa

C.S. da Vila Embratel

C.S. do Gapara

C.S Bairro de Fátima

U.M Coroadinho

C.S Carlos Macieira

PSF Dr. Antonio Guanaré

Posto de Saúde do Anil

C.S Genésio Ramos Filho

C.S Cohab - Anil

C.S Salomão Fiquene

C.S Djalma Marques

C.S Turu

UBS Cintra

C. S Genésio Rego

APAE no Outeiro da Cruz

C.S. Amar

Policlínica do Vinhais

C.S. Radional

C. S. da Vila Lobão

C.S. João de Deus

U.M. São Bernardo

Policlínica C. Operária

C.S Santa Bárbara

C. S. Drª Nazaré Neiva

USF Dr. Antonio Carlos S. Reis I

USF Maria Ayrecila II

USF Jailson Alves III

USF Santa Clara

USF Santa Efigênia

C.S São Cristóvão

USF Pirapora

USF Fabiciana Moraes

C.S Vila Janaína

UBS Expedito Alves de Melo

PS Coquilho

C.S. Itapera

C.S. Quebra Pote

C.S. Tales Ribeiro Gonçalves

USF Vila Sarney

C.S. Pedrinhas I

C.S. Pedrinhas II

C.S. Tibiri

C.S. Maracanã

Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais Twitter, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.