Reforço para imunossuprimidos; postos não abrem nesta terça (12)
Prefeitura mantém antecipação da segunda dose e repescagem para aqueles que ainda não tomaram a primeira dose da vacina; com o feriado desta terça, os postos de vacinação reabrem na quarta-feira (13)
São Luís-
Ampliando o público que pode receber a dose de reforço contra a Covid-19, a aplicação da terceira dose continuou em São Luís, durante ponto facultativo, passou a receber pessoas imunossuprimidas, pessoas que possuem algum tipo de deficiência imunológica, a partir dos 18 anos de idade, além de quem tem 6️0 anos ou mais e tomou a 2ª dose até 31 de maio e profissionais de saúde com 18 mais.
Apesar da baixa movimentação para aqueles que foram receber a dose de reforço nos Centros de imunização, jovens e adolescentes foram a maioria durante esta segunda-feira (11), para receber a antecipação da segunda dose.
Felipe Fernandes Lima, de 13 anos, foi acompanhado do pai, que já recebeu as três doses, para receber sua segunda aplicação. “É importante que todos venham pois isso é prevenção coletiva, precisamos ter cuidado para não passar para a família, professores e amigos”, alerta o jovem.
Lívia Nascimento Lopes, 19 anos, também recebeu sua segunda dose. Ansiosa já pela dose de reforço ela ressalta a importância de não ter medo da vacina. “Não podemos ter medo, essa é a melhor maneira de nos protegermos contra a Covid-19, então precisamos nos vacinar”.
Os pontos de vacinação não funcionarão nesta terça-feira (12), devido ao feriado de Nossa Senhora Aparecida, e a imunização volta a ser realizada normalmente na quarta-feira (13).
Repescagem
A Prefeitura também disponibilizou a repescagem geral da 1ª dose pra quem tem 12 anos ou mais. Maria Luiza de Frances, 12 anos, foi uma das que participou da repescagem e tomou sua primeira dose nesta segunda-feira (11). “To feliz, to emocionada por finalmente está vacinando. Minhas amigas já haviam vacinado e agora eu vim acompanhada da minha mãe, até porque eu tenho um pouco de medo, mas mesmo com medo, é importante para proteger a vida de todos.
Nas escolas, no caso das crianças e adolescentes que apresentam resistência para se vacinar contra o coronavírus, está sendo realizado um trabalho de conscientização para que as famílias continuem imunizando as crianças e os adolescentes.
“Tivemos poucos casos nas escolas de alunos em que a família era contra a vacinação, mas estamos trabalhando nessa campanha e conversando com essas famílias sobre a importância da vacina para o bem do coletivo. Essa conversa é importante, até porque temos muitos professores idosos e a vacina é um bem comum”, ressaltou Marina Murf, articuladora da Unidade Regional de São Luís.
NÚMEROS
875 pessoas imunossuprimidas já receberam a dose de reforço
8.356 profissionais de saúde já receberam a dose de reforço
2.895 pessoas 65 a 69 anos já receberam a dose de reforço
3 mil pessoas que ainda não receberam a segunda dose e não há ausentes da primeira dose, de acordo com a plataforma #VacinaSãoLuís
SAIBA MAIS
Quais são os documentos necessários
- Carteira do respectivo conselho e RG ou declaração da unidade onde trabalha (para aqueles que não possuem registro) e RG;
- Documento original com foto;
- Comprovante de residência;
- Cartão do SUS;
- Carteira de vacinação (para quem vai tomar a 2ª ou 3ªdose).
Centro Municipal de Vacinação – Multicenter Sebrae
1ª e 2ª dose - Coronavac
1ª e 2ª e 3ª dose - Pfizer
1ª e 2ª dose - Astrazeneca
Centro de Vacinação da UFMA
1ª e 2ª e 3ª dose - Pfizer
1ª e 2ª dose - Astrazeneca
Centro de Vacinação da UEMA
Continua após a publicidade..
1ª e 2ª e 3ª dose - Pfizer
1ª e 2ª dose - Astrazeneca
Drive-thru - Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha)
1ª e 2ª e 3ª dose Pfizer
1ª e 2ª dose - Astrazeneca
Drive-thru da UFMA
1ª e 2ª e 3ª dose Pfizer
1ª e 2ª dose - Astrazeneca
Drive-thru da UEMA
1ª e 2ª e 3ª dose Pfizer
1ª e 2ª dose - Astrazeneca
Drive-thru do CEUMA
1ª e 2ª e 3ª dose Pfizer
1ª e 2ª dose - Astrazeneca
Centro de Vacinação do IFMA - Maracanã
1ª e 2ª e 3ª dose - Pfizer
1ª e 2ª dose - Astrazeneca
Centro de vacinação da UNDB
1ª e 2ª e 3ª dose - Pfizer
1ª e 2ª dose - Astrazeneca
Saiba Mais
- Pessoas relatam dificuldade no registro de imunização em app
- Passam dos 50 mil os domiciliados em São Luís vacinados em Ribamar
- Adolescentes de 14 anos serão vacinados nesta sexta (30) em postos na capital
- Vacina pode ter livrado 55 mil idosos da morte
- Distribuídas 150 milhões de doses de vacina no Brasil
Leia outras notícias em Imirante.com. Siga, também, o Imirante nas redes sociais X, Instagram, TikTok e canal no Whatsapp. Curta nossa página no Facebook e Youtube. Envie informações à Redação do Portal por meio do Whatsapp pelo telefone (98) 99209-2383.
+Cidades